Título: EBOLA AMEAÇA EXTINGUIR GORILAS DO CONGO
Autor:
Fonte: O Globo, 11/07/2006, O Mundo, p. 26

Vírus está sendo disseminado pelos próprios animais

PARIS. Gorilas das terras baixas da República do Congo ¿ dentre os animais mais ameaçados do planeta ¿ estão contraindo o devastador vírus Ebola não apenas de seu hospedeiro natural, que se acredita serem os morcegos, mas também um do outro. A conclusão é do pesquisador Damien Caillaud e sua equipe da Universidade de Rennes, na França, que observam um grupo de 377 gorilas do Parque Nacional Odzala.

¿ Do grupo original, restam agora 30 gorilas ¿ afirmou Caillaud em entrevista a ¿New Scientist¿, lembrando que há outros gorilas no parque que não participaram do estudo.

O vírus Ebola matou um terço de todos os gorilas que habitam terras baixas na última década e a epidemia parece estar se espalhando. Os pesquisadores conhecem cada animal e, por isso, são capazes de registrar o desaparecimento de cada um com bastante precisão.

O estudo de campo confirmou o modelo epidêmico segundo o qual gorilas que vivem em grupo passam o vírus para outros membros da comunidade e também para machos que vivem isolados.

Acreditava-se que esses machos não se aproximavam de outros gorilas com freqüência suficiente para se contaminarem. Mas a pesquisa revelou que os gorilas podem disseminar o vírus fora de seu grupo de convivência imediata, potencialmente afetando uma área muito maior do que se imaginava. Quando um gorila de um bando é infectado, a tendência é que 97% de seus integrantes morram.