Título: SEGUNDO SUSPEITO DEIXA MESA DIRETORA
Autor: Jaílton de Carvalho
Fonte: O Globo, 12/07/2006, O País, p. 10

Depois de João Caldas, Nilton Capixaba se afasta durante as investigações

BRASÍLIA. As investigações sobre a Máfia dos Sanguessugas provocaram mais baixas para a próxima reunião da Mesa Diretora da Câmara. Depois do anúncio da saída do quarto secretário, João Caldas (PL-AL), ontem foi a vez de o segundo secretário, Nilton Capixaba (PTB-RO), avisar ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que não participará das reuniões da Mesa enquanto houver qualquer tipo de investigação envolvendo seu nome. O terceiro secretário, Eduardo Gomes (PSDB-TO), disse que já tomou tal decisão há 60 dias.

Na semana passada, o PPS e o PV anunciaram a decisão de entrar no Conselho de Ética com processo por quebra de decoro parlamentar contra Capixaba e Caldas.

Planam cita pagamentos de R$50 mil aos parlamentares

Integrantes da CPI afirmam que os nomes dos dois secretários constam do livro-caixa da Planam, uma das 20 empresas ligadas à máfia dos sanguessugas. Nos livros, dizem, há indicação de pagamentos de até R$50 mil aos dois parlamentares.

João Caldas, ontem, negou as acusações. Ele afirma que houve a troca de um único telefonema com um dos empresários envolvidos na máfia das ambulâncias, de 10 segundos, há dois anos.

- Saiu tanto na imprensa que parece que foram milhares de telefonemas. Já tomei as providências que tinha que tomar e avisei ao Aldo que não participo de reunião da Mesa. É um gesto, para não acharem que estou usando o cargo como forma de pressão. Quero tudo apurado - disse Caldas.

Eduardo Gomes disse que optou por não participar de reuniões da Mesa que discutam o caso.

- Estamos num período eleitoral, tem um instrumento legal de apuração que é a CPI. Vou aguardar todas as apurações. Não adianta ficar claro para mim (que não há envolvimento no esquema) e não para o meu eleitor - disse Gomes.

O deputado Capixaba, por meio de sua assessoria, informou que se afastou para garantir total transparência no processo.