Título: PLANO DE CONTINGÊNCIA VAI ATÉ DIA 18
Autor: Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 12/07/2006, Economia, p. 31

Varig ainda continua voando para 26 destinos no Brasil e no exterior

RIO e BRASÍLIA. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acatou ontem o pedido da Varig para prorrogar o plano de contingência com a redução da malha aérea até o dia 18 de julho, data definida para a realização de um novo leilão da companhia aérea. O plano de contingência está em operação desde o dia 21 de junho e prevê o respaldo ao endosso de passagens aéreas da Varig por parte de outras companhias. Com a confirmação da agência, a Varig mantém operações para 26 destinos nacionais e internacionais.

A decisão da Justiça do Rio de aceitar a proposta da VarigLog foi criticada por especialistas na Lei de Falências e vista com ceticismo pelo setor. Para Júlio Mandel, o leilão que prevê um preço mínimo de US$24 milhões pela companhia será apenas uma formalidade e não atrairá novos investidores. O leilão foi montado em cima de uma proposta já anexada aos autos, disse o especialista. O correto seria o contrário, conforme prevê a legislação: definição das regras para a venda dos ativos, sendo o vencedor da concorrência aquele que der o melhor lance.

- O processo começou pelo fim. O Judiciário está fazendo um esforço monumental para tentar salvar a Varig e, com isso, flexibilizou ao máximo a Lei de Falências, o que cria uma insegurança jurídica muito grande - afirmou Mandel, acrescentando que o primeiro leilão já foi um fracasso.

- Os investidores não apareceram porque não é um bom negócio. A empresa tem uma dívida que supera os R$7 bilhões - disse outro especialista, que prefere não se identificar.

Para que os credores públicos, Infraero, BR Distribuidora e Banco do Brasil, dêem aval à operação na assembléia marcada para terça-feira, eles precisam ainda ouvir uma proposta da atual direção da Varig, que ficará responsável pela parte da companhia que não vai a leilão - a chamada Varig Comercial, que herdará os passivos. Uma reunião deverá ocorrer amanhã no Rio.