Título: INTERFERÊNCIA NA ANAC: MINISTROS DARÃO EXPLICAÇÃO
Autor: Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 12/07/2006, Economia, p. 31
Comissão do Senado convoca Dilma e Pires para falar de VarigLog
BRASÍLIA. A Comissão de Infra-estrutura do Senado aprovou ontem a convocação dos ministros da Defesa, Waldir Pires, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, para prestar esclarecimentos sobre a interferência do governo na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que aprovou na noite do dia 23 de junho a venda definitiva da VarigLog para a Volo do Brasil. O presidente do órgão regulador, Milton Zuanazzi, também será convidado a comparecer à audiência, a ser marcada.
O aval do órgão - que abriu caminho para a ex-subsidiária de transporte de cargas da Varig comprar a empresa - contou com o apoio de auxiliares da ministra Dilma. A Casa Civil começou a atuar depois que a Anac endureceu com os compradores e passou a exigir documentos para comprovar a origem dos recursos, diante de denúncias de que o capital estrangeiro envolvido na operação ultrapassa o limite de 20% previsto na legislação.
Diante da pressão, a Anac desistiu da documentação e se deteve na análise da participação acionária. A Volo do Brasil é controlada pelo fundo americano Matlin Patterson, mas segundo a agência, a VarigLog ficará nas mãos de brasileiros.
O Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) contestou a venda e realiza amanhã uma assembléia para reforçar sua posição. Além de um pedido à Anac para que o ato seja anulado, a entidade pretende questionar o negócio na Justiça.
A comissão também aprovou o economista Josef Barat para a quinta vaga da diretoria colegiada da Anac. O nome ainda será submetido ao plenário. (Geralda Doca)