Título: PRISÃO PODE TER CAUSADO O REINÍCIO DOS ATAQUES
Autor:
Fonte: O Globo, 13/07/2006, O País, p. 8

Atentados ocorreram horas depois de suposto chefe de quadrilha ser detido no litoral paulista

SÃO PAULO. A prisão, na madrugada de ontem, de Emivaldo da Silva Santos, o BH, de 30 anos, apontado como chefe da principal facção criminosa paulista, pode ser um dos motivos para o reinício dos ataques. BH foi preso às 20h30m de terça-feira, no Km 40 da Rodovia dos Imigrantes, quando ele retornava do litoral paulista para São Paulo, em um Audi. Horas depois de BH ser detido, numa operação conjunta das polícias Civil e Militar, a série de atentados começou.

A prisão preventiva de BH foi decretada há dez dias, pelo crime de formação de quadrilha. O acusado foi seguido pela polícia desde que deixou Mongaguá, no litoral paulista, no início da noite de anteontem. Avisada por policiais civis, a Polícia Rodoviária Estadual interceptou o Audi A-3 preto de BH. O acusado estava acompanhado da mulher Viviane e de um filho, e não usava arma.

Segundo a polícia, BH é responsável por comandar as ações da quadrilha em cidades da região do ABC. Ele seria um dos mandantes do ataque aos agentes penitenciários do Centro de Detenção Provisória de São Bernardo do Campo, que foi impedido pela Polícia Civil no último dia 26. Na ocasião, a polícia matou 13 supostos integrantes da facção criminosa e prendeu cinco pessoas.

Após a prisão de BH, a segurança da Delegacia Seccional de São Bernardo foi reforçada na madrugada de ontem.