Título: Saulo diz ver fato positivo no uso de celular
Autor:
Fonte: O Globo, 13/07/2006, O País, p. 10

Para secretário, isso ajuda polícia a escutar bandidos

SÃO PAULO. O uso de telefones celulares nos presídios estaduais de São Paulo, com os quais os presos dão ordens para que os ataques do crime organizado sejam feitos, foi defendido ontem pelo secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho. Segundo ele, é importante que os presos usem os telefones móveis para que o serviço de inteligência possa descobrir seus planos.

¿ Quantas ações não antecipamos ouvindo aquela conversa toda? Eles passam o dia todo conversando. Já que os telefones estão lá, e isso é uma realidade, temos que saber o que eles estão falando. Vamos ouvir todo mundo. Qualquer país do mundo faz isso ¿ disse.

Saulo disse que o estado vai receber esta semana um equipamento sofisticado de escuta telefônica, que precisou de autorização do FBI para ser importado dos EUA, para melhorar as informações. Mas o sistema de monitoramento da polícia pode estar se transformando em arma nas mãos dos bandidos. Segundo o comandante da Polícia Militar, Elizeu Eclair, desde maio várias ordens de ataques do crime organizado foram passadas para confundir:

¿ Eles sabem que a polícia está ouvindo e jogam coisas falsas.