Título: PF APREENDE 250 QUILOS DE COCAÍNA
Autor: Antonio Werneck
Fonte: O Globo, 13/07/2006, Rio, p. 15

Caminhão interceptado também trazia em fundo falso 30 quilos de crack e 6 de haxixe

Na maior apreensão do ano no Rio, agentes da Polícia Federal, com a ajuda de cães farejadores, interceptaram um caminhão ontem de manhã na Via Dutra, na altura de Seropédica, com cerca de 250 quilos de cocaína, 30 quilos de crack e seis quilos de haxixe. As drogas estavam escondidas num fundo falso da carroceria de um caminhão com placa de Foz do Iguaçu. A cocaína ia ser deixada na Favela Beira-Mar, em Caxias, reduto do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, que está preso na Superintendência da PF de Brasília, condenado por tráfico de drogas. A cocaína, com alto teor de pureza, foi avaliada pela PF em US$ 3 milhões.

O motorista Jorge Luiz Perez, de 49 anos, que foi preso em flagrante, disse que recebeu o caminhão já com a droga em Foz do Iguaçu. Para trazê-la até o Rio, receberia R$5 mil. Ele também contou que a ordem era seguir para o Rio e que esperasse um contato na Rodovia Presidente Dutra, na divisa do estado.

Jorge confirmou que a única coisa que sabia é que a cocaína, o crack e o haxixe iriam para a Favela Beira-Mar. No caminhão, além do motorista, foi preso seu ajudante, João Rivair de Campos, de 32 anos. Os policiais federais também encontraram cinco aparelhos de telefones celulares no veículo, ainda em suas caixas.

¿ Não sei de nada. É tudo com ele aí ¿ disse João ao ser preso, apontando para Jorge.

Droga abasteceria outras favelas

Policiais federais do Rio disseram que a cocaína, depois de chegar à favela de Caxias, seria distribuída para vários morros da cidade, como Mangueira, Providência (Centro) e Pavão-Pavãozinho e Cantagalo (Zona Sul).

A operação de ontem começou por volta das 6h na Via Dutra, em Seropédica. Os policiais federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e da Delegacia da PF em Nova Iguaçu montaram uma barreira próximo ao posto da Polícia Rodoviária. Por volta das 9h, quando revistavam veículos de passeio e caminhões, os policiais notaram que os cães farejadores alertaram para a presença de droga no caminhão de Foz do Iguaçu AJH 2510. Depois de retirar um pedaço do forro da carroceria, os policiais encontraram a cocaína num fundo falso.

A droga apreendida estava dividida em tabletes no fundo falso. Eram 208 tabletes de cocaína, em embalagens amarelas e azuis, esta última marca de alta pureza dos cartéis colombianos. Havia ainda no caminhão 50 tabletes de crack e oito de haxixe. Para a Polícia Federal, a droga saiu da Colômbia, seguiu de avião até o Paraguai e atravessou a fronteira do Brasil de barco. Em Foz do Iguaçu, provavelmente num depósito, o material foi posto no caminhão e entregue ao motorista.