Título: REDUÇÃO DE POLUENTES NÃO TEM IMPACTO SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL
Autor: Roberta Jansen
Fonte: O Globo, 13/07/2006, O Mundo, p. 32

Aprimoramentos dos veículos não diminuem emissões de CO2

A redução da emissão de gases poluentes por veículos anunciada anteontem pelo governo é muito positiva para diminuir o impacto na saúde da população, mas seu efeito é praticamente nulo quando se trata do aquecimento global. A análise é do meteorologista Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), um dos revisores do Inventário Brasileiro de Gases do Efeito Estufa.

¿ Não fossem as inovações tecnológicas incorporadas pelos veículos e o aumento do percentual de álcool na gasolina, o ar em São Paulo, por exemplo, seria hoje irrespirável e a cidade viveria em estado de emergência no inverno ¿ aponta Nobre. ¿ Mas do ponto de vista do aquecimento global, não muda nada.

Segundo dados do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, divulgados na terça-feira pelo Ministério do Meio Ambiente, entre 1986 e 2006 a redução da emissão de monóxido de carbono por automóveis chegou a 99%. Em veículos pesados foi de 79%. Essa queda, de acordo com o governo, reduziu em 50% o número de doenças relacionadas à poluição na região metropolitana de São Paulo.

Emissão de CO2 só fez aumentar

O monóxido de carbono, entretanto, não é um dos gases que contribuem de fato para o efeito estufa. O maior vilão do aquecimento global é o CO2, o dióxido de carbono, que é produzido sempre que se queima combustível fóssil. O uso de álcool na gasolina, como aponta Nobre, ajuda a reduzir a emissão de CO2, mas nos últimos 20 anos a frota de automóveis do país aumentou consideravelmente.

¿ A grosso modo, o consumo de petróleo no país hoje é de dois milhões de barris por dia. Há 20 anos era a metade ¿ diz Nobre. ¿ Não tenho dúvida de que hoje emitimos mais CO2 do que há duas décadas. É claro, no entanto, que se não fosse o álcool misturado à gasolina estaríamos emitindo de 11 a 15 milhões de toneladas de CO2 a mais por ano.

Segundo o inventário sobre as emissões de gases do efeito estufa divulgado no fim de 2004, o desmatamento é responsável por 75% das emissões dos poluentes que contribuem para o aquecimento global. A queima de combustíveis fósseis, por veículos e indústria, responde por 25% (80 milhões de toneladas por ano).