Título: ELEITORES DE LÓPEZ OBRADOR INICIAM MARCHA
Autor:
Fonte: O Globo, 13/07/2006, O Mundo, p. 33

Simpatizantes rumam para Cidade do México. Candidato diz que foi vítima de um complô

CIDADE DO MÉXICO. Milhares de simpatizantes do candidato de esquerda Andres Manuel López Obrador iniciaram ontem uma marcha rumo à capital mexicana, para respaldar seu pedido de recontagem de votos. O político afirma que houve fraude na eleição presidencial e convocou as marchas, que deverão culminar no domingo com uma grande concentração na Cidade do México.

Ao mesmo tempo, a capital foi ontem cenário de várias mobilizações de eleitores e militantes do Partido da Revolução Democrática (PRD) que, em grupos de 200 a 300 pessoas, caminharam com cartazes dos vários bairros até o Zócalo, a principal praça da cidade.

¿ Estou aqui para que se faça justiça ¿ disse Isabel Hernández, uma dona-de-casa.

López Obrador ¿ que entrou na justiça com um recurso contra os resultados que indicaram sua derrota por 0,58 ponto percentual ¿ disse ontem que foi vítima de um complô do governo e das autoridades eleitorais para lhe tirarem a vitória e dá-la ao conservador Felipe Calderón, do Partido Ação Nacional.

Em entrevista ao principal noticiário do país, López Obrador chamou Calderón de fascista e o acusou de espalhar a idéia de que sua vitória traria riscos para o país e de apresentá-lo como aliado do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

¿ Fui atacado. É uma coisa fascista dizer que um adversário representa perigo para o México ¿ disse o segundo colocado.

Ele acusou ainda uma empresa de batata-fritas e outra de sucos de participarem do complô, ¿com mensagens subliminares¿ para Calderón.