Título: RUMSFELD FAZ VISITA SURPRESA AO IRAQUE E DIZ QUE NÃO REDUZIRÁ TROPAS
Autor:
Fonte: O Globo, 13/07/2006, O Mundo, p. 33

No mesmo dia, ataque de atiradores em Bagdá mata 24 pessoas

BAGDÁ. O secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, chegou de surpresa ao Iraque ontem para se reunir com o governo iraquiano. A visita ocorreu num momento delicado para o Exército dos EUA, que enfrenta acusações relacionadas à morte de civis naquele país. No mesmo dia, atiradores invadiram uma rodoviária no norte de Bagdá e escolheram 24 pessoas na multidão, que foram assassinadas.

Logo após desembarcar em Bagdá, Rumsfeld declarou a militares americanos que não há previsão para a redução do número de soldados na região, que hoje chega a 130 mil.

¿ Não fiz declaração alguma de que temos um plano para reduzir tropas aqui. Ainda não tocamos neste assunto com o governo iraquiano ¿ disse o secretário de Defesa.

Rumsfeld afirmou ainda que antes de se chegar a um acordo sobre redução de tropas é preciso que as forças americanas realizem uma ¿revisão completa¿ do território e, em conjunto com as autoridades iraquianas, decidam o efetivo necessário de soldados americanos para que a segurança do país seja mantida.

¿ São projetos que ainda vão entrar em discussão. Por enquanto não temos nada de concreto sobre isso e precisamos da colaboração dos iraquianos para decidir sobre o tema ¿ completou.

Os EUA enfrentam forte pressão para elaborar um calendário de retirada das tropas.

Visita ocorre em meio a escalada da violência

A visita do secretário de Defesa ocorreu em meio a uma nova escalada de violência, que fez mais de 150 mortos em 36 horas. No ataque de ontem que matou 24 pessoas na capital, as vítimas foram amarradas, vendadas e mortas, e seus corpos foram jogados em uma vila do subúrbio, na presença de mulheres e crianças.

Antes de iniciarem o massacre, os atiradores pediam para ver documentos de identidade das pessoas que estavam na rodoviária, para que pudessem escolher quem seria levado. As vítimas foram colocadas em sete ônibus, que partiram em comboio.