Título: POLÍCIA APREENDE 450 QUILOS DE MACONHA EM 2 AÇÕES
Autor: Carlos Brito
Fonte: O Globo, 14/07/2006, Rio, p. 25

Numa das operações, caminhão com droga destinada à Favela Beira-Mar foi interceptado em Copacabana

Pelo segundo dia consecutivo, o tráfico da Favela Beira-Mar, em Duque de Caxias, sofreu um duro golpe. Menos de 24 horas depois de a Polícia Federal interceptar um caminhão que levava 250 quilos de cocaína para bandidos da favela, agentes do Serviço de Repressão a Entorpecentes da Baixada (SRE-Baixada) apreenderam ontem, em Copacabana, 300 quilos de maconha também encomendados pela quadrilha de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, que está preso em Brasília. A droga, avaliada em R$180 mil, estava escondida dentro dos quatro pneus traseiros de um caminhão. Na noite de anteontem, em Irajá, a PF apreendeu em outro caminhão mais 150 quilos de maconha.

Na quarta-feira, agentes do SRE-Baixada souberam que um caminhão com maconha sairia de São Paulo em direção ao Rio. Os policiais começaram a monitorar os acessos à cidade ontem de madrugada. Pouco depois das 7h, um agente de moto viu o veículo passando pela Avenida Brasil, na altura da Penha. Outros investigadores foram acionados e passaram a seguir o veículo, que foi interceptado na Avenida Prado Júnior.

O veículo foi levado para o SRE-Baixada, em Nilópolis, e começou a ser revistado:

¿ Quando abrimos os pneus, achamos os tabletes de maconha ¿ disse o delegado Ronaldo Oliveira.

O motorista Nilton Cezar de Oliveira, de 26 anos, disse que não sabia da droga escondida nos pneus. Ele contou que dirigiu o caminhão até o Rio a mando de uma pessoa que tentaria aplicar um golpe do seguro, forjando o roubo do veículo em São Paulo. Nilton, que receberia mil reais pelo serviço, foi preso e indiciado por tráfico.

Segundo o SRE-Baixada, a droga saiu do Paraguai e entrou no Brasil pelo Paraná.

Na noite de anteontem, a maconha apreendida pela PF estava num caminhão que transportava mobília. A droga estava dividida em tabletes, escondidos entre os móveis.