Título: LEMBO VOLTA A DESCARTAR FORÇA FEDERAL
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 14/07/2006, O País, p. 12

SÃO PAULO. O governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), afirmou na noite de ontem que está disposto a receber ajuda do governo federal, porém descartou que exista a necessidade de envio da tropa federal para o estado. Hoje o governador se reunirá com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para discutir propostas.

O governador adiantou ontem durante um evento no Teatro Oficina, no Bairro do Bexiga, na região central, que pedirá equipamentos para a Polícia Federal (PF) no estado e verbas.

¿ O ministro Márcio Thomaz Bastos me ligou hoje pela manhã, conversamos longamente, ele me disse que amanhã (hoje) me levará uma série de sugestões de apoio. Vamos nos reunir e eu estou pronto para aceitar qualquer apoio federal. Vai de apoio à inteligência, de equipamento para a Polícia Federal, maior contingente para a PF e verbas, que eu estou pronto para aceitar e de que São Paulo precisa ¿ disse Lembo.

Sobre a possibilidade de envio de agentes da Força Nacional para o estado, o governador declarou que seria uma atitude irracional.

¿ A Força Nacional eu não vejo muita condição porque ela é muito pequena. São 6.576 pessoas e ela seria recolhida em todos os 27 estados. É um trabalho imenso para um pequeno resultado. Porque o efetivo vai ser no máximo, se toda a força viesse, de 2 mil homens por turno, o que é pouco. Mas eu estou pronto para dialogar. Não tenho bloqueio nenhum. Eu só acho que é uma irracionalidade pensar na tropa.

Lembo afirmou também que esteve reunido ontem com seus secretários para elaborar propostas para ser apresentadas ao ministro.