Título: NOVA RESERVA PODE SER A MAIOR DA CHINA
Autor:
Fonte: O Globo, 14/07/2006, Economia, p. 28

Ministério anuncia descoberta de gás natural em águas profundas

PEQUIM. A China anunciou ontem a descoberta do que pode ser a sua maior reserva de gás natural submersa, acrescentando uma fonte potencial ao esforço do país para lidar com o crescente consumo de energia. O ministério chinês de Minas e Energia estimou que as reservas, no Mar do Sul da China, superam 100 bilhões de metros cúbicos. Segundo o ministério, o gás foi encontrado num poço exploratório no campo de Zhujiangkou, a 250 quilômetros de Hong Kong, e a uma profundidade de 1.480 metros.

¿Esta pode ser a maior descoberta de gás natural submersa do nosso país¿, disse o comunicado. A informação no site do ministério (mlr.gov.cn) disse que a reserva foi a primeira prospecção de um poço em águas profundas, com uma perfuração de mais de mil metros de profundidade.

O comunicado afirma que a descoberta ¿impulsionaria tremendamente¿ a confiança da China para procurar por petróleo e gás na área. A descoberta ¿prova que as águas profundas do nosso Mar do Sul da China possuem potencial considerável de recursos de petróleo e gás¿, disse a nota do ministério chinês.

A China identificou o fundo do mar como a próxima fronteira na busca da energia necessária para alimentar o seu crescimento. Um recente documento do governo colocou os hidrocarbonetos subaquáticos no centro dos planos para incrementar as reservas.

Embora com muitas áreas submersas já bem mapeadas, alguns dos locais mais atraentes para novas descobertas estão a centenas de metros abaixo da superfície. São áreas onde a empresa chinesa de petróleo, China National Offshore Oil Company (CNOOC), está mal equipada para a exploração.