Título: BRASIL VAI PEDIR QUE ARGENTINOS RETIREM EMBARGO
Autor: Eliane Oliveira e Ronaldo D'Ercole
Fonte: O Globo, 14/07/2006, Economia, p. 29

Mesmo sem ser grande comprador, vizinho anunciou restrição à compra de carne de frango por causa de doença

BRASÍLIA e SÃO PAULO. O ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, vai conversar com autoridades sanitárias argentinas na próxima semana, durante reunião de ministros do Cone Sul em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, sobre a suspensão, pela Argentina, das importações de carnes de aves oriundas do Rio Grande do Sul. Embora a Argentina praticamente não importe carne de frango do Sul do Brasil, o governo brasileiro prefere que seu vizinho não opte pelo embargo, que pode afetar a decisão de outros países.

Guedes afirmou que apenas dois países optaram pelo embargo: Argentina e Japão.

¿ O Japão suspendeu a importação num raio de 50 quilômetros de onde ocorreu o foco. Isso não afetará nossas exportações. O mesmo posso dizer em relação à Argentina, que quase não importa aves do Rio Grande do Sul. São casos isolados ¿ disse o ministro.

O ministro da Agricultura afirmou estar otimista quanto à suspensão do embargo pelos argentinos. E lembrou que a União Européia (UE), importante mercado para carnes de aves do Brasil, já se manifestou formalmente, dizendo que não haverá suspensão das compras.

Guedes destacou que outro produto tido como prioritário na pauta de exportações do agronegócio é a carne bovina. Mesmo com um crescimento de 16%, em dólares, das vendas ao exterior no primeiro semestre deste ano frente ao mesmo período de 2005, diversos países suspenderam parcialmente suas compras do Brasil, devido ao registro de focos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul e Paraná.

Para Abef, Rússia e Paraguai suspenderam informalmente

Segundo o ministro, as perspectivas são bastante positivas quanto à retomada das exportações. Uma missão de técnicos europeus, que está no Brasil vistoriando frigoríficos e propriedades, deixa o país na próxima segunda-feira com boa impressão do sistema de defesa animal brasileiro. Guedes acrescentou que uma missão russa estará no Brasil na semana que vem com o mesmo objetivo.

¿ Esperamos uma revisão da posição do governo russo ¿ afirmou Guedes.

O Ministério da Agricultura e a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), no entanto, têm informações diferentes sobre os embargos à carne de frango do Brasil. O presidente da associação, Ricardo Gonçalves, disse que Japão e Rússia suspenderam temporariamente a compra de carne de frango das áreas afetadas pela doença de Newcastle. Mas o embargo russo até agora não teria sido comunicado formalmente ao governo. Segundo Gonçalves, os contratos comerciais, nesse caso, prevêem a suspensão automática da compra em caso de a doença ser detectada, porém o embargo é restrito a uma área de 50 quilômetros do foco.

Gonçalves acrescentou ainda que, além da Argentina, o Paraguai também teria suspendido as compras, informalmente mas de forma indiscriminada, de todos os produtores gaúchos de frango. O presidente da Abef frisou, no entanto, que a decisão destes dois países tem pouco efeito porque eles compram ¿quase nada¿ do Brasil.

Segundo Gonçalves, as exportações para a Argentina somam 100 mil toneladas/ano, enquanto o Paraguai compra modestas mil toneladas do produto. Em 2005, o Brasil exportou 2,84 milhões de toneladas de frango, volume que deve cair a 2,54 milhões de toneladas este ano, segundo estimativa da Abef.