Título: EXPORTAÇÕES CAÍRAM 8,18% EM SEIS MESES
Autor:
Fonte: O Globo, 14/07/2006, Economia, p. 29
Em dólares, queda foi de 4,1%
SÃO PAULO. As exportações brasileiras de carne de frango somaram 1,24 milhão de toneladas nos primeiros seis meses do ano, volume 8,18% menor que os embarques do mesmo período de 2005, de 1,35 milhão de toneladas. Desde abril, entretanto, há uma recuperação nos preços internacionais do frango, o que atenuou as perdas de receitas dos exportadores brasileiros. Entre janeiro e junho, as vendas externas renderam US$1,458 bilhão, 4,14% menos que o US$1,52 bilhão registrado no mesmo período do ano passado.
Os dados foram divulgados ontem pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef). A queda nos embarques reflete ainda a retração do consumo nos principais mercados importadores em decorrência da gripe aviária.
Neste primeiro semestre, os mercados em que o Brasil mais perdeu vendas foram os do Oriente Médio ¿ que em 2005 compraram 30% das exportações brasileiras de frangos, e neste ano, 24% ¿ e os países da Ásia, cujas compras representaram 26% dos embarques, contra 30% no ano passado.
A União Européia manteve a participação de 13%, e a Rússia, com o fim do embargo às carnes brasileiras, elevou de 8% para 10% sua fatia.
¿ Além da recuperação nos preços, outro dado positivo é que há estabilização nos volumes embarcados, em torno de 200 mil toneladas ¿ afirmou o presidente da Abef, Ricardo Gonçalves.
Nesse patamar, os embarques atualmente estão 20% abaixo da média mensal exportada em 2005, que foi de 250 mil toneladas. As estimativas da Abef para este ano são de uma queda em torno de 10%, tanto em volumes quanto nas receitas com as exportações.
¿ No segundo semestre de 2005 houve uma elevação muito forte de preços, que dificilmente se repetirá ¿ observou Gonçalves.
O Brasil continua disputando com os Estados Unidos o título de maior exportador mundial de frango. Os EUA não divulgaram os dados de junho. (R.D.)