Título: TARIFA DE INTERURBANO INTERNACIONAL DA EMBRATEL DEVE TER REDUÇÃO DE ATÉ 9%
Autor: Patricia Duarte
Fonte: O Globo, 14/07/2006, Economia, p. 29

Anatel anuncia índice hoje, e preços devem entrar em vigor quinta-feira

BRASÍLIA. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve anunciar hoje uma redução entre 8% e 9% nas tarifas interurbanas internacionais (DDI) da Embratel, única operadora oriunda do Sistema Telebrás com concessão para operar nesse segmento, informaram fontes ligadas ao órgão regulador. As demais operadoras ¿ como Telemar, Telefônica e Brasil Telecom ¿ foram autorizadas a fazer essas chamadas anos após a privatização da telefonia, o que juridicamente lhes permite livre fixação de preços.

Para o consumidor final, no entanto, a redução praticamente não será sentida, já que, depois que a Embratel passou a sofrer concorrência, todas as empresas têm tarifas bem abaixo do teto.

Nos interurbanos nacionais (DDD), a Anatel já havia adiantado que deverá ser anunciado, também hoje, um desconto médio de 2,7%, que não valia para a Embratel. Segundo o conselheiro da Anatel José Leite Pereira Filho, as novas tabelas das ligações DDI e DDD devem ser publicadas no Diário Oficial da União segunda-feira. Depois, as empresas têm de publicá-las por dois dias. Assim, a queda de preços deverá valer na quinta-feira.

As primeiras reduções de preços foram anunciadas na semana passada, para as tarifas de telefonia fixa local, e começam a valer hoje. Foi usado, pela primeira vez, o novo Índice de Serviços de Telecomunicações (IST). Ainda falta definir o reajuste das tarifas nas chamadas de telefone fixo para celular, normalmente mais demorado porque as operadoras têm de entrar em acordo sobre a tarifa de interconexão (uso de rede entre as empresas).

A Anatel também determinou que as operadoras de celular têm até 30 de junho de 2008 para acabar com o sistema analógico, presente hoje em apenas 0,13% dos aparelhos (cerca de 123 mil).