Título: APOIO A PROJETOS SOCIAIS E AMBIENTAIS
Autor: Mirelle de França
Fonte: O Globo, 14/07/2006, Economia, p. 33

Custo nas novas linhas do BNDES pode chegar a zero para empresas

O BNDES anunciou ontem duas novas linhas de financiamento. A linha Investimentos Sociais de Empresas terá como objetivo apoiar projetos sociais de companhias que tomarem empréstimo no banco. Já a Linha de Meio Ambiente terá uma modalidade de crédito voltada para financiar empresas que queiram melhorar sua eficiência energética.

O diretor da área de Inclusão Social e Crédito do BNDES, Élvio Gaspar, explicou que a linha para projetos na área social terá duas modalidades. Uma apoiará ações voltadas para os funcionários (e seus parentes e familiares), empregados de fornecedores e clientes. A outra será voltada para projetos para a comunidade na região onde atua a empresa tomadora do empréstimo.

O custo será de 1% para os projetos dentro das empresas (com participação de até 80% do BNDES) e zero para programas que desenvolvam melhorias na comunidade (nesse caso, o banco poderá participar com até 100% do orçamento total). O prazo do financiamento é de até 96 meses em ambos os casos, com carência de 24 meses.

¿ Nossa expectativa é de que essa linha movimente R$500 milhões a curto prazo ¿ afirmou o diretor do banco.

Dentro da Linha de Meio Ambiente, o programa batizado de Proesco financiará companhias públicas ou privadas, além de empresas de conservação de energia, que queiram aumentar sua eficiência energética. A Linha de Meio Ambiente, que inclui financiamento para saneamento ambiental, redução do uso de energia e recuperação de ecossistemas, por exemplo, terá custo de 1% sobre a TJLP. A participação do banco nessas operações será de até 90% do total do investimento previsto para o projeto. (Mirelle de França)