Título: SOLDADOS BRASILEIROS SÃO FERIDOS NO HAITI
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 14/07/2006, O Mundo, p. 38

Militares foram alvo de dois ataques em Porto Príncipe

BRASÍLIA. Três soldados brasileiros que integram a força de paz da ONU no Haiti foram feridos ontem nas imediações do Aeroporto de Porto Príncipe, capital do país. Os três foram hospitalizados, mas segundo o Ministério das Relações Exteriores, nenhum deles corre risco de vida.

A Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) estabeleceu alerta máximo na região onde ocorreu o incidente. O Ministério das Relações Exteriores afirmou não saber de onde partiram os ataques aos militares.

Militares são de uma unidade da Paraíba

De acordo com nota divulgada pelo Exército, um dos ataques ocorreu no início da manhã de ontem, durante uma operação de desbloqueio de uma rua em Cité Militaire, região conhecida pela violência e pela ação de gangues. Durante a operação, dois civis haitianos sofreram ferimentos nas pernas. Eles foram atendidos pelas forças de segurança e passam bem.

Em outro ataque, ocorrido no início da tarde, no bairro de Cité Soleil, ficaram feridos os soldados Renato Dannylo Silva Augusto Barrreto, atingido no braço, e Leandro de Oliveira Lino, que ferido no tórax e submetido a uma cirurgia numa unidade médica argentina. Num terceiro ataque, foi ferido o fuzileiro naval Francisco Marcelo Bandeira Batista, atingido na boca.

Os militares brasileiros são de uma divisão do Exército na Paraíba e integram o Esquadrão de Fuzileiros Mecanizado do Batalhão Haiti.