Título: Investir nos presídios é o caminho
Autor: Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 15/07/2006, O País, p. 3
Usar os recursos oferecidos pelo governo federal para investir nas penitenciárias é o melhor caminho para solucionar, a médio e longo prazo, a crise da segurança pública de São Paulo. Esta é a opinião de dois especialistas ouvidos pelo GLOBO. Mas é preciso que as ações não se limitem aos momentos de crise, como os vividos pelo estado nos últimos dois meses, com a onda de atentados realizados pela facção criminosa infiltrada nos presídios paulistas.
¿ Infelizmente, as medidas são anunciadas em momentos de crise e em episódios traumáticos, mas é preciso que desta vez elas sejam cumpridas e tenham continuidade. Em São Paulo, é preciso equipar melhor as penitenciárias, abrir mais vagas no sistema, investir em inteligência e em tecnologia para impedir a entrada de celulares, drogas e acabar com a corrupção ¿ afirma o professor João Trajano Sento Sé, pesquisador do Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
Para a ex-diretora da Secretaria Nacional de Segurança Pública e professora da Universidade Cândido Mendes, Jaqueline Muniz, houve em São Paulo um descompasso entre o recrudescimento da repressão, que fez aumentar a massa carcerária, e o investimento na infra-estrutura das prisões. Segundo ela, diminuir essa diferença é o grande desafio dos governos:
¿ Vejo com muito otimismo a liberação de recursos para o estado. Mas é preciso acabar com o oportunismo político partidário. Essa ajuda do governo, num momento em que São Paulo é sacudido por ações terroristas, onde há grave perturbação da ordem, é uma obrigação do governo federal. O estado precisa agora fazer cumprir as leis nos presídios e utilizar corretamente, por exemplo, a Lei de Execuções Penais.