Título: EM DEFESA DA FAMÍLIA
Autor: D. EUGENIO SALES
Fonte: O Globo, 15/07/2006, Opinião, p. 7

Afamília é uma comunidade de pessoas, a menor célula social e, como tal, é uma instituição fundamental para a vida de cada sociedade¿ (¿Carta às famílias¿, do Papa João Paulo II). Traz a data de 2 de fevereiro de 1994, Ano da Família e é, sem dúvida, um dos assuntos mais presentes no rico magistério desse grande Pontífice. Aliás, essa doutrina nunca esteve ausente na bimilenar história da Igreja de Cristo.

A 1º de julho teve início em Valência, Espanha, um Congresso Teológico-Pastoral Internacional sobre a Família, que antecedeu o V Encontro Mundial das Famílias, nos dias 8 e 9. O primeiro foi realizado em Roma, em 1994. O atual tratou da transmissão da fé na família. Em um mundo tão secularizado, os participantes vindos de todos os continentes se inspiraram no lema: ¿Família, vive e transmite a fé.¿ O cumprimento do dever de instruir os filhos na doutrina do Senhor Jesus ¿pode converter-se em uma oportunidade útil para que os pais voltem a aproximar-se da Igreja e aprofundem cada vez mais a vida na beleza e na verdade do Evangelho¿. São palavras do Papa Bento XVI a 2 de julho último, aos peregrinos na Praça de São Pedro, por ocasião da oração do ¿Ângelus¿, preparando o V Encontro Mundial das Famílias.

Coube ao cardeal Carlo Caffarra, arcebispo de Bolonha, a palestra inaugural do referido Congresso. Tratou do tema ¿Matrimônio e laicidade do Estado¿. Na primeira parte abordou os valores éticos da instituição matrimonial em si. Na segunda mostrou a situação no Ocidente. O conferencista concluiu: ¿Temos uma grande tarefa: reconstruir um forte laço educativo dentro e fora das famílias. Porque a devastação do humano a que assistimos não se detém em inúteis e incapazes palavras, mas na regeneração educativa das pessoas verdadeiramente livres e livremente verdadeiras. Mais uma vez, pede-se à Igreja gerar o homem em Cristo.¿

Na terça-feira, 4 de julho, no próprio conjunto arquitetônico onde se realizou o Congresso Teológico-Pastoral, ocorreu uma visita aos 150 estandes das diversas realidades dos países dos cinco continentes, seus projetos e iniciativas em benefício da família. Sua importância é dar conhecimento do que está sendo feito e pode inspirar o que se deve fazer no futuro.

O Congresso denunciou também as campanhas em favor da contracepção e do aborto ¿como claro atentado à vida e à existência da família¿. Práticas como ¿o aluguel de úteros e a destruição de embriões (...) colocam em relevo até onde pode chegar o homem quando esquece o valor da vida¿.

Merecem uma referência especial as manifestações de profunda alegria, riqueza espiritual e vitalidade.

O Congresso destacou ainda os testemunhos de transmissão da fé manifestados por famílias e movimentos, elogiando o nascimento de centros especializados na formação da família e na preparação para o matrimônio. O Congresso defendeu a importância da escola e das aulas de religião para transmitir a fé às novas gerações.

O Santo Padre Bento XVI participou dos atos conclusivos do V Encontro Mundial das Famílias, em Valência, com a presença de mais de 1,5 milhão de pessoas vindas de muitos países. A programação foi transmitida para o mundo, de modo particular, a do sábado e a do domingo, 8 e 9, deste mês. Na missa de encerramento, a homilia do Santo Padre fortaleceu a defesa da família contra os ataques ao matrimônio e à vida. Afirmou firmemente que ¿reconhecer e promover a maravilhosa realidade do matrimônio indissolúvel entre o homem e a mulher é a origem da família¿. É um dos maiores serviços que se podem prestar ao bem comum e ao verdadeiro desenvolvimento da sociedade.

O Santo Padre alertou contra a cultura que ¿muitas vezes exalta a liberdade do indivíduo como sujeito autônomo, como se ele se fizesse por si só e se bastasse a si próprio¿. Condenou uma organização da vida social que seja feita ¿apenas a partir dos desejos subjetivos e mutáveis, sem referência alguma à verdade objetiva¿.

Merece destaque a valiosa transmissão para o Brasil, pelas emissoras católicas de televisão e de rádio. Agradeçamos a Deus pelo extraordinário êxito do V Encontro Mundial das Famílias e do Congresso Teológico-Pastoral Internacional que o precedeu. Faz-nos recordar que, em 1997, aqui no Rio de Janeiro, foi realizado o II Encontro Mundial das Famílias, também precedido por um Congresso Teológico-Pastoral Internacional sobre o assunto. Cabe a nós viver intensamente as diretrizes dadas para o bem das famílias e da sociedade.

D. EUGENIO SALES é cardeal-arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio.

É a grande tarefa: reconstruir um forte laço educativo dentro e fora das famílias