Título: ARARAQUARA TRANSFERE 1.477 PRESOS
Autor:
Fonte: O Globo, 15/07/2006, O País, p. 9

Eles estavam há um mês numa área com capacidade para 160

ARARAQUARA (SP). Após passarem quase um mês confinados no anexo da penitenciária de Araraquara, que tem capacidade para apenas 160 detentos, 1.477 presos foram distribuídos ontem por três pavilhões do complexo. A decisão da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) coincidiu com o término do prazo dado pela Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo para que a secretaria tomasse providências.

A Administração Penitenciária informou ao TJ que teria condições de transferir para outros presídios pelo menos cem presos por semana. Em nota, o TJ declarou que, em razão das informações da secretaria, decidiu aceitar que as transferências sejam feitas de forma fracionada.

Os presos foram removidos na manhã de ontem com ajuda da tropa de choque da PM. Parte dos detentos havia sido transferida para outra unidade do complexo no início da semana. Ainda há presos no setor de inclusão, enfermaria e na ala do semi-aberto.

Apesar de aceitar a proposta da SAP, o corregedor-geral de Justiça, Gilberto Passos de Freitas, ordenou que a secretaria envie semanalmente à Corregedoria a relação dos detentos transferidos e que o juiz-corregedor da Vara de Execuções Criminais da cidade, José Roberto Bernardi Liberal, verifique se as medidas informadas estão sendo cumpridas.

O sindicato dos agentes penitenciários afirmou que não vai permitir visitas aos presos nas 144 unidades do estado neste fim de semana. A medida foi adotada em protesto contra os recentes ataques de uma facção criminosa a agentes.