Título: O ALICIAMENTO É MUITO GRANDE. MUITOS ESTÃO SUJEITOS AO CANTO DAS SEREIAS¿
Autor:
Fonte: O Globo, 15/07/2006, O País, p. 13

A falta de preparação acadêmica adequada, a forte atração exercida pelo dinheiro do tráfico de drogas e alguma displicência na punição dos maus profissionais permitem o aliciamento de advogados pelo crime organizado, na avaliação de criminalistas ouvidos pelo GLOBO. Presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, o advogado Antonio Carlos Mariz de Oliveira afirma que o advogado vive, no cotidiano, uma situação ¿extremamente vulnerável¿.

¿ No setor penal, a vulnerabilidade é ainda maior. Ele fica na linha tênue entre a licitude e a ilicitude. Precisa ter estrutura e entender que não é defensor do crime, mas porta-voz do direito de quem se envolve no crime. Quando ele defende o crime, passa a ser co-autor ¿ afirma Mariz, que defende um rigor maior da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na punição dos maus advogados:

¿ A OAB deveria fazer trabalho no campo da ética profissional, que deveria ser obrigatória nos cursos de direito. A Ordem precisa fazer curso de ética para suprir deficiência da escola. Além disso, se comprovada a materialidade do crime, o advogado tem que ser suspenso preventivamente.

Antônio Carlos Mariz condena, ainda, o excessivo número de cursos de direito no país. Há 200 mil advogados cadastrados na OAB-SP. Dos cerca de 14 mil que se formaram ano passado, apenas 20% passaram no exame da OAB.

¿ Muitos são vítimas de estelionato do ensino. Alguns conseguem passar no exame da ordem e acham que podem ser advogados. Mas cometem erros técnicos e estão sujeitos a praticar ilicitudes. O aliciamento é muito grande. Muitos são atraídos pelo canto das sereias ¿ diz Mariz, que é contra a revista manual nos presídios, para qualquer cidadão, mas defende a revista eletrônica.

O advogado criminalista Paulo Ramalho também critica a atuação das universidades. Ele diz que a responsabilidade por esse descontrole é do Ministério da Educação.

¿ A formação ética do advogado pertence à universidade, que é um lixo. Não é possível formar advogado em cada esquina, como feirante. A faculdade hoje sequer tem disciplina de ética. O investimento é só em cuspe e em giz ¿ diz Paulo Ramalho.

O advogado afirmou que as denúncias contra maus advogados trazem transtornos para toda a categoria:

¿ É um grupo enorme de pessoas não qualificadas para o exercício profissional.