Título: NA BERLINDA, ADVOGADOS DISCUTEM SEU PAPEL
Autor:
Fonte: O Globo, 15/07/2006, O País, p. 13

Profissionais divergem sobre causas e impacto das denúncias de envolvimento com o crime organizado

Oenvolvimento de advogados com a facção criminosa que ordenou a onda de violência em São Paulo deixou a categoria na berlinda. Cinco advogados criminalistas ouvidos pelo GLOBO divergem ao analisar os motivos e o impacto da notícia de que profissionais teriam usado a prerrogativa da função para ajudar criminosos.

A lentidão nos ritos de punição dos advogados acusados de aderir às fileiras do crime e a proliferação dos cursos de direito sem a adequada preocupação com a qualidade contribuem para a formação de maus profissionais, na avaliação de dois especialistas. A saída: aumentar as punições e tornar obrigatório o ensino da ética nas universidades.

Para os defensores da categoria, no entanto, o número de casos de maus advogados ainda é pequeno. As notícias, para eles, são fruto de uma campanha contra profissionais do direito. De um lado ou de outro, todos concordam: os advogados deveriam ser submetidos, como qualquer outro cidadão, a revistas eletrônicas em presídios. A revista manual, como é feita na maioria das penitenciárias, porém, desagrada a todos os profissionais ouvidos pelo GLOBO.