Título: LULA VAI À RÚSSIA NUMA `CAMPANHA À DISTÂNCIA¿
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 15/07/2006, O País, p. 14

Presidente faz primeira viagem internacional como candidato; ele diz que manterá política econômica se for eleito

SÃO PETERSBURGO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega hoje à Rússia para participar como convidado especial da reunião de cúpula do G8 (grupo dos sete países mais desenvolvidos mais a Rússia), só retomando suas atividades no Brasil na próxima terça-feira. São três dias em que o presidente põe em prática a estratégia do candidato Lula: sai da linha de frente do cotidiano da disputa eleitoral, mas continua em evidência, fazendo a ¿campanha à distância¿.

Lula sai da cena política nacional no momento em que o bate-boca eleitoral envolve temas polêmicos como a onda de violência em São Paulo. Cumprirá uma agenda estritamente de presidente. Nesses dez dias de campanha eleitoral oficial, Lula participou de apenas um ato de campanha, o jantar de quinta-feira à noite em São Bernardo do Campo.

A tática do governo e do comando da campanha petista é garantir espaço na mídia para o presidente ¿ com menor risco de ter problemas com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ¿ e manter o candidato resguardado. Mas essa tática pode ser revista se novas pesquisas confirmarem tendência de crescimento do seu principal adversário, o tucano Geraldo Alckmin.

Lula vai falar da produção de biocombustíveis

Lula desembarca em São Petesburgo com o objetivo de vender a produção de etanol e de biocombustíveis do Brasil como uma das alternativas energéticas para o futuro. Lula falará sobre o assunto segunda-feira, quando os membros do G8 terão um encontro com cinco países em desenvolvimento ¿ além do Brasil, China, Índia, México, África do Sul e Congo.

Lula terá ainda um encontro reservado com o presidente dos EUA, George W. Bush. Segundo diplomatas brasileiros, foi Bush quem pediu o encontro, previsto para segunda-feira. Com Bush, Lula deverá ressaltar a nova descoberta do Brasil na área energética, o H-Bio, e ainda a auto-suficiência em Petróleo alcançada pela Petrobras, que estaria em negociações também com a gigante russa Gazprom.

Essa é a primeira viagem internacional de Lula depois de ter registrada sua candidatura junto ao TSE. Ainda em julho irá para a Argentina, para a Cúpula do Mercosul, e depois ao Peru para a posse do novo presidente Alan García.

À Reuters, Lula diz que vai manter política econômica

Em entrevista exclusiva ontem à Reuters, o presidente Lula sinalizou que vai manter a atual política econômica em um eventual segundo mandato. Minimizou a redução da vantagem que mantém sobre Geraldo Alckmin nas pesquisas, afirmando que a campanha só começa mesmo a se definir em agosto.

¿ Para nós, as bases de um ciclo de crescimento econômico sustentado estão garantidas ¿ disse, repetindo que a economia deve crescer este ano 4% do PIBe citando dados sobre geração de emprego e política social. ¿ Tudo sem deixar de lado o rigor fiscal e o controle da inflação.

Segundo Lula, a educação será prioridade no próximo governo.

¿ Queremos reduzir as taxas de juros, queremos crescer um pouco mais, gerar empregos, melhorar a infra-estrutura do país e fazer distribuição de renda. E muito investimento em educação, que é nosso prioridade para o próximo governo ¿ afirmou na entrevista concedida ontem por volta do meio-dia.

Lula chega às 18h hoje (11h no Brasil) em São Petersburgo. Amanhã, tem encontros com os presidentes do México, Vicente Fox, e da África do Sul, Thabo Mbeki. Em seguida, participará da reunião com os demais países em desenvolvimento.

Mas, segundo a programação provisória, Lula terá tempo para o lazer. O tour pela cidade histórica, ex-capital russa, passaria pelo Museu Ermitage e pela estátua de Pedro, o Grande. O local do G-8 é afastado, o Palácio Konstantinovsky (Palácio Constantino). O esquema de segurança é rigoroso na área perto do encontro.

(*) Enviada especial

AMORIM: DOHA ESTÁ NAS MÃOS DOS EUA na página 31