Título: MAIS EXPORTAÇÃO PARA EMERGENTES
Autor:
Fonte: O Globo, 15/07/2006, Economia, p. 29

A alta de juros no Japão é um sinal do período de recuperação econômica do país. E a expansão deve ter como efeito um aumento nas importações de produtos de países emergentes como o Brasil. A avaliação é do economista Francisco Eduardo Pires de Souza, professor do Instituto de Economia da UFRJ:

¿ A economia ainda não está aquecida, mas mostra uma reação que pode gerar melhorarias na pauta comercial entre o Japão e o resto do mundo, especialmente enquanto as taxas de juros continuarem baixas. Entretanto, o impacto para a economia brasileira não será tão grande como seria no caso dos EUA e Europa, que têm participação bem maior na pauta do Brasil.

Para Solange Srour, economista-chefe da Mellon Global Investments, a reação japonesa pode compensar ¿ ainda que de maneira limitada ¿ a menor expansão global prevista para 2006. Ela diz que há especialistas que temem que a elevação dos juros japoneses venha a reduzir os fluxos de capitais, já que os investidores captavam recursos no Japão a uma taxa próxima de zero, para então reaplicá-los em países emergentes a juros elevados.

¿ Mas este é um receio que só deve se concretizar a longuíssimo prazo. (Patricia Eloy)