Título: PREFEITOS TAMBÉM SE BENEFICIAM
Autor: Mariza Louven
Fonte: O Globo, 16/07/2006, O País, p. 8

O custo de participar da gestão do Bolsa Família é alto, mas as prefeituras não abrem mão. O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, calcula que o gasto equivale a 45% do valor dos benefícios. No Rio, cerca de mil pessoas estão envolvidas direta ou indiretamente no programa, informa o secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Garcia.

¿ O presidente Lula e o prefeito Cesar Maia são adversários, mas a orientação é não politizar o programa. Estou na campanha de Alckmin e poderia dizer que o Bolsa Família é ruim, mas acho que nenhum governo pode acabar com o Bolsa Família ¿ afirma Garcia.

A Prefeitura de São Paulo tem 200 funcionários para supervisionar e fiscalizar o Bolsa Família e já chegou a ocupar mil estudantes no recadastramento. Apesar de ter um custo de R$4 por cadastro e ser ressarcida em R$1,80, o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, acha que vale a pena.

Se por um lado é forte geradora de riquezas, a cidade de São Paulo tem três milhões de pobres ¿ maior concentração das Américas. Por isso, o repasse do Bolsa Família para lá supera em mais de uma vez e meia o do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), analisa ele. Cerca de 180 mil famílias paulistanas têm acesso ao programa, mas poderiam ser 300 mil, afirma o secretário.

O FPM é composto por parte da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados, e distribuído às prefeituras de acordo com o número de habitantes. Já o Bolsa Família é uma transferência direta ao cidadão.

Tanto o secretário da prefeitura do Rio (PFL) quanto o de São Paulo (PSDB até abril, hoje PFL), de oposição ao federal (PT), lembram que os programas de transferência de renda são antigos no Brasil, mas elogiam o fato de o governo Lula ter feito a unificação e a ampliação. O Rio está até organizando o Dia B, 13 de agosto, para avaliar o programa junto às famílias.

¿ Os agentes locais estão intimamente ligados à gestão. Têm que tomar conta da coisa, ter o controle das informações, porque são responsabilizados em caso de irregularidade ¿ acrescenta Bremaeker.