Título: BELFAST: MARCHA PROTESTANTE PODE VIRAR CARNAVAL
Autor: Walter Oppenheimer
Fonte: O Globo, 16/07/2006, O Mundo, p. 41

Governo britânico está subvencionando projeto para transformar manifestação religiosa em festa popular

BELFAST. O governo britânico concedeu uma subvenção no valor de 150 mil ao longo de três anos à Ordem de Orange para que as tradicionais marchas protestantes de Belfast se transformem em manifestações integradoras, que percam seu caráter sectário e se tornem uma espécie de carnaval popular, reunindo também católicos.

Os integrantes da Ordem de Orange participaram dos últimos carnavais londrinos de Notting Hill e de diversas festas no País Basco em busca de inspiração, mas os mais puristas, tanto de um lado quanto de outro, torcem o nariz para a idéia. Os católicos a consideram uma provocação e um desperdício de dinheiro dos contribuintes.

¿ A idéia de que os desfiles orangistas podem atrair turistas a Belfast é muito engraçada ¿ afirma Alban Maginness, representante do partido nacionalista católico moderado SDLP. ¿ As marchas já estão ajudando o turismo, mas em Donegal (uma região da República da Irlanda fronteiriça à Irlanda do Norte) porque ali há muita gente, e não só nacionalistas, que não gostam dessa atmosfera horrorosa de intimidação e triunfalismo.

Também há críticas do lado protestante, de gente que considera que tal integração descaracterizaria as marchas de julho que comemoram o triunfo do protestante Guilherme de Orange sobre o católico Jaime II na Batalha de Boyne, em 1690:

¿ Como não podem entender que a Ordem de Orange é apenas para os protestantes? por sua própria natureza exclui os católicos ¿ sustenta o historiador Brian Kennaway, especialista na ordem.