Título: PARA ESPECIALISTA, FUNÇÃO É COMPATÍVEL
Autor: Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 16/07/2006, Economia, p. 34

`Não consigo conceber um caixa dois no Exército¿

BRASÍLIA. O sociólogo e professor da Universidade de Brasília Antonio Flávio Testa, que recentemente orientou uma tese sobre a imagem do Exército, considera que a realização de obras de infra-estrutura está perfeitamente enquadrada na missão da instituição. Ele não vê desvio de funções nessas atividades e lamenta que elas sejam pouco conhecidas pela população.

¿ A missão do Exército prevista na Constituição de 1988 não é apenas defender a pátria. É também a cooperação para o desenvolvimento nacional e a defesa civil. Não vejo desvio de missão ¿ afirma.

Testa acha inclusive que o Exército tem poder para competir com a iniciativa privada nesta área, pois dispõe de uma estrutura gerencial rigorosa e de um modelo de excelência em engenharia e logística. Além disso, está menos vulnerável à corrupção.

¿ Não consigo conceber um caixa dois no Exército. Esse é um dos pontos mais positivos nessa atividade ¿ afirma.

O sociólogo lamenta que o trabalho de engenharia do Exército seja pouco divulgado e responsabiliza a própria instituição pelo que ele chama de ¿timidez institucional¿.

¿ Esse trabalho é pouco divulgado, o que é um erro. O Brasil carece de conhecer o que as instituições estão fazendo. Desperta a auto-estima ver que o Brasil funciona em alguns segmentos.

Segundo Testa, recente pesquisa acadêmica revelou que o Exército está entre as instituições com maior credibilidade no país, o que mostra que a população vê com bons olhos sua atuação nas diversas áreas, em especial no interior do país. (Regina Alvarez)