Título: Relatório do TCE vira munição contra Cabral
Autor: Maiá Menezes e Suzana Velasco
Fonte: O Globo, 17/07/2006, O País, p. 4

Os adversários do candidato do governo à sucessão estadual, Sérgio cabral (PMDB), transformaram o relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que encontrou irregularidades numa lista de dez mil obras do estado, em artilharia contra o peemedebista. Conforme O GLOBO publicou ontem, inspeção do TCE apontou projetos não realizados, inacabados e contratos irregulares na lista de obras citadas pelo governo do estado em sua propaganda institucional no rádio e na TV.

O senador Marcelo Crivella, adversário de cabral pelo PRB, classificou a propaganda do estado de enganosa e propôs que o tema seja debatido.

¿ O que a gente vê é uma propaganda enganosa. Eu temo pelo próximo governo. O voto no candidato Sérgio cabral é trocar o Parreira pelo Zagallo. O time é o mesmo. Vamos continuar vivendo de ilusão ¿ afirmou Crivella, que rebateu o discurso de cabral, de que vai manter os projetos que deram certo no governo e modificar os que deram errado:

¿ Eu espero que o Serginho nos diga o que está dando certo, porque até agora só está dando certo na placa de propaganda. No dia-a-dia, a gente tem visto um Rio de Janeiro que é uma tragédia ¿ afirmou Crivella, que visitou Magé e participou de um almoço no Sindicato dos Gráficos, em Triagem, no Rio.

cabral : ¿O TCE tem um papel importante¿

Sérgio cabral, que passou a manhã em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, saiu pela tangente ao comentar o resultado da inspeção do TCE:

¿ Eu não me debrucei especificamente sobre o resultado. Não posso manifestar a minha opinião. Mas creio que autoridade pública tem que encarar isso não como um castigo. O TCE tem um papel importante na orientação e na fiscalização. Em todos os países civilizados o gestor tem que encarar o tribunal como um braço da sociedade na fiscalização dos gastos públicos ¿ afirmou, durante corpo-a-corpo na feira da Posse.

O candidato do PSDB ao governo do estado, deputado federal Eduardo Paes, criticou a lista das dez mil obras e a gestão dos hospitais Rocha Faria, Pedro II e Albert Schwartz, na Zona Oeste, onde fez campanha ontem.

¿ É a cara deste governo e da candidatura deste governo. Muita mentira, muito dinheiro gasto em propaganda. A campanha aos poucos faz cair a máscara do trio dos mentirosinhos, Rosinha, Garotinho e Serginho ¿ disse Paes, referindo-se a cabral. ¿ A candidatura diz que não é de continuidade sendo de continuidade. cabral diz que não vai deixar deputado nomear comandante de batalhão, mas todos os seus companheiros de chapa são os que nomeiam os comandantes de batalhão. Diz que vai modernizar a forma de se fazer política no Rio e é umbilicalmente ligado ao casal Garotinho.

Candidata ao governo do Rio pelo PPS, a deputada federal Denise Frossard disse ser sério o resultado das investigações do TCE. Ela passou a manhã de ontem em Nilópolis, onde se reuniu com comerciantes e empresários e fez corpo-a-corpo no Centro da cidade:

¿ O governo é mentiroso, diz que fez obras que não fez e ainda gasta para fazer publicidade da mentira. E o candidato do governo é mentiroso porque diz que criou o Estatuto do Idoso, que na verdade é do senador Paulo Paim, e a lei que acaba com o voto secreto no Parlamento, que foi criada pelos deputados Luiz Antonio Fleury e José Roberto Arruda.

Frossard criticou os gastos estaduais em segurança pública. Como publicado ontem pelo GLOBO, ano passado o Rio teve o maior orçamento no setor dos estados, R$ 236,98 per capita:

¿ Um terço desses gastos foi em serviços terceirizados, e a terceirização não pode existir onde há função de Estado.