Título: Varig: sindicatos aprovam novo modelo a ser analisado por credores
Autor: Nadja Sampaio
Fonte: O Globo, 17/07/2006, Economia, p. 15

A Federação Nacional dos Trabalhadores de Aviação Civil (Fentac) aprovou, ontem, a proposta de um novo modelo de venda da Varig, que prevê que a Fundação Ruben Berta (FRB) continue controlando a antiga companhia, que não será posta em leilão e ficará com a dívida de R$ 7,5 bilhões.

Os credores aguardam uma definição da direção da Varig para saber se apoiarão a oferta da VarigLog pela empresa, durante a assembléia de hoje.

Para aprovar a proposta, os credores querem ter a garantia de que a Varig antiga não terá qualquer interferência da FRB por dois anos a contar da data da aprovação do plano. Também querem indicar um profissional do mercado para administrar o que sobrar da Varig durante esse período. A FRB hoje é dona de 87% das ações da Varig, apesar de não estar mais na gestão, por decisão da Justiça.

Trabalhadores esperam ser aproveitados

Celso Klafke, presidente da Fentac, afirma que os trabalhadores, em assembléia, decidiram aprovar a mudança do modelo porque não havia outra saída:

¿ Essa é a condição essencial para que a Justiça do Rio não bata o martelo e decrete a falência da empresa. Temos esperança que apareçam outros investidores no leilão da próxima quarta-feira.

Estiveram reunidos em assembléia cinco sindicatos de Rio, Pernambuco e Guarulhos e, segundo Klafke, os trabalhadores esperam que sejam admitidos na nova companhia o maior número possível de funcionários.

Caso leve a companhia, a VarigLog ficará com 13 aviões e 1.500 trabalhadores e a Varig antiga terá 50 empregados e herdará um avião que fará a rota Congonhas-Porto Seguro, além contratos de prestação de serviços com a nova empresa.