Título: Pero Vaz, o blog, agora escreve da Croácia sobre Cabral
Autor: Ludmilla de Lima e Chico Otavio
Fonte: O Globo, 10/07/2006, O País, p. 3

Pero Vaz de Caminha é incansável. o escrivão virtual divulgado pelo ¿ex-blog¿ do prefeito do Rio, Cesar Maia, como vigilante atento das aventuras de Cabral ¿ de Sérgio Cabral, candidato ao governo pelo PMDB ¿ foi obrigado pela Justiça Eleitoral a sair da rede, mas voltou a navegar, ainda que em mares mais distantes. o Blog do Pero Vaz, retirado da internet a pedido do candidato, voltou ontem, abrigado num provedor da Croácia. No fim do dia, no entanto, o blog saiu do ar, sem explicação.

Enquanto pôde ser lido, Pero Vaz insistiu nas relações de Cabral com Rodrigo Silveirinha, o subsecretário de Administração Tributária envolvido no propinoduto, esquema de irregularidades na fiscalização de empresas e na aplicação de multas no Estado do Rio de Janeiro.

Cesar negou a autoria. Disse que apenas divulgou a iniciativa em seu ex-blog.

¿ Não tive a iniciativa inicial. Recebi, gostei, divulguei e pedi que alimentassem com informações. Quanto ao renascimento de Pero Vaz de Caminha na Croácia, soube um pouco antes de começar o jogo final da Copa. E soube desde sábado de iniciativas similares que vêm sempre sublinhadas: na internet não pode haver censura. É espaço livre. Entra quem quer. o que o (Sérgio) Cabral fez é um erro grave. Quantas vezes chega a mim um e-mail ou rede batendo forte em mim. o que faço é ficar caladinho e não repassar nem para os mais próximos ¿ disse o prefeito.