Título: Lula e Alckmin traçam estratégia semelhante
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 10/07/2006, O País, p. 4

BRASÍLIA. Os dois candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto na corrida presidencial, Luiz Inácio estaque1'>Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), traçaram estratégias semelhantes para o primeiro mês de campanha: consolidar seu eleitorado até o início da propaganda gratuita em rádio e TV. Para isso, o PT deve intensificar a campanha no Nordeste, onde estaque1'>Lula tem sua maior vantagem proporcional, e o PSDB deve priorizar as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Só este mês, estaque1'>Lula fará três grandes comícios em Fortaleza, Recife e Salvador.

O objetivo, dizem tucanos e petistas, é garantir os votos já conquistados para em agosto buscar um novo eleitorado.

¿ estaque1'>Lula está muito bem no Nordeste, e é importante consolidar esses votos ¿ diz o presidente do PT e coordenador da campanha de estaque1'>Lula, deputado Ricardo Berzoini (SP).

Para PT, 2 turno depende mais de erros do partido

A avaliação do comando petista é de que o risco de um segundo turno depende mais de um eventual erro da campanha de estaque1'>Lula do que um acerto dos adversários. Por esse cenário, estaque1'>Lula já consolidou 35% do eleitorado; outros 10% têm intenção de votar nele.

¿ Por isso, temos que ter cuidado com as palavras. Isso inclui o discurso do presidente estaque1'>Lula e o programa de TV ¿ acrescenta Berzoini.

A estratégia tucana também está decidida. Para tentar crescer em parte do eleitorado de estaque1'>Lula, o comando do PSDB decidiu explorar a crise agrícola e, neste primeiro momento, massificar a campanha nos estados que enfrentam o problema: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

¿ Já percebemos mudança do eleitorado onde a crise na agricultura é mais grave. Vamos potencializar isso ¿ diz a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), uma das coordenadoras da campanha de Alckmin.

A candidata Heloísa Helena enfrenta problemas em sua campanha e, para compensar a falta de estrutura, vai concentrar esforços nos grandes centros, como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, principalmente com eventos de baixo custo como caminhadas e palestras.

Já o candidato do PDT, senador Cristovam Buarque (DF), vai tentar usar o espaço na mídia e na propaganda eleitoral gratuita para tirar votos do PT entre os formadores de opinião que não aceitam uma candidatura com o tom radical de Heloísa e também não querem mais estaque1'>Lula.