Título: Pode faltar energia, se projeto atrasar
Autor: Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 10/07/2006, Economia, p. 15

Especialistas do setor energético consideram a corrida para antecipar o aumento da produção de gás natural da Petrobras para 2008 bastante ousado, mas temem que os projetos não consigam ser concluídos a tempo. E alertam para a principal conseqüência: o risco de não haver energia suficiente para atender à demanda em 2009.

O especialista Edmar Luiz Fagundes Almeida do Grupo da Economia de energia da UFRJ lembra que os leilões de energia nova realizados pelo governo prevêem a entrada em operação de várias termelétricas (a gás natural) para suprimento da demanda em 2009.

O especialista da UFRJ lembra que é normal ocorrerem atrasos em empreendimentos de grande porte como esse, principalmente no momento em que a indústria petrolífera mundial está superaquecida:

¿ E se as obras atrasarem não haverá gás suficiente para atender à demanda a partir de 2009.

O especialista Adriano Pires Rodrigues, do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura (CBIE), também acha difícil a Petrobras concluir a antecipação da oferta de gás até fins de 2008. Adriano prevê um déficit de energia, já a partir de 2009, de 2,9 gigawatts médios.

Para evitar que as licenças ambientais necessárias à realização das obras não atrasem a execução do projeto, na próxima semana a Petrobras vai apresentar os detalhes dos projetos ao Ibama.