Título: VarigLog pode alterar proposta original
Autor:
Fonte: O Globo, 10/07/2006, Economia, p. 16
RIO e MADRI. A VarigLog pode reformular a proposta de compra da Varig, afirmou ontem Marcelo Gomes, diretor da consultoria Alvarez & Marsal, responsável pela reestruturação financeira da companhia. Desta forma, a Justiça poderia convocar uma nova assembléia de credores para aprovar a realização de um leilão de venda da empresa. As informações são da Agência Brasil.
Hoje, as companhias se reúnem com o juiz Luiz Roberto Ayoub, titular da 8 Vara Empresarial do Rio ¿ que preside o processo de recuperação judicial da Varig ¿ para discutir a proposta. Há a expectativa de que, no encontro, já sejam apresentadas algumas mudanças na proposta original.
Na última sexta-feira, um relatório da consultoria Deloitte, administradora judicial da Varig, concluiu que a proposta da VarigLog ¿ de pagamento mínimo de R$ 277 milhões ¿ seria menos vantajosa do que a falência, pois o pagamento seria feito em debêntures e contratos a longo prazo.
Segundo o diretor da Alvarez & Marsal, o relatório apresentado pela Deloitte à Justiça não foi contrário à venda da Varig para a VarigLog:
¿ O relatório da Deloitte serviu apenas para informar que algumas coisas deveriam ser alteradas na proposta da VarigLog para enquadramento na lei. Não existe uma opinião contra. Existe, sim, opinião para que seja enquadrada uma proposta dentro da lei ¿ acredita Gomes.
¿ As conversas continuam ¿ afirmou também Marcelo Bottini, presidente da Varig.
Greve ameaça vôos da espanhola Iberia
Nesta madrugada, os pilotos da espanhola Iberia se organizavam para dar início a uma greve de sete dias, exigindo garantias trabalhistas e salariais por causa dos planos da empresa de criar, em outubro, uma nova companhia aérea de baixo custo. Há três dias, os funcionários vinham negociando com a Iberia, sem sucesso, a inclusão de garantias.
Os 1.900 pilotos da Iberia temem que a criação da nova empresa acabe gerando demissões. Com a greve, a companhia espanhola será obrigada a cancelar cerca de 240 vôos, afetando mais de 200 mil passageiros e gerando perdas em torno de 35 milhões.