Título: ALCKMIN QUER APROVEITAR ALTA NAS PESQUISAS PARA ESQUENTAR CAMPANHA
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 18/07/2006, O País, p. 4

Candidato inaugura comitê e setores do PMDB articulam ato de apoio

BRASÍLIA. O crescimento do candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, nas últimas pesquisas de opinião começou a produzir efeitos práticos. Amanhã, por exemplo, o prefeito do Rio, Cesar Maia, participará pela primeira vez de uma reunião do conselho político da campanha, que marcará a inauguração do comitê central do tucano em Brasília. Enquanto o presidente Lula tenta esfriar a campanha, os tucanos estão agora mais entusiasmados e a agenda do candidato volta a ganhar mais agilidade.

Em visita a Montes Claros, no Norte de Minas, ao lado do governador e candidato à reeleição, Aécio Neves, Alckmin prometeu manter todos os programas do governo federal.

¿ Vamos manter o Bolsa família e outros projetos. Mas o diferencial no nosso governo será o desenvolvimento ¿ afirmou.

O tucano disse que se for eleito vai investir nas estradas no Norte de Minas e na revitalização do São Francisco.

¿ Não sou contra a transposição, mas é preciso primeiro revitalizar o rio, terminar as obras paradas.

Alckmin criticou a orientação do PT ao presidente da República para a campanha:

¿ O PT está com medo de defender o candidato. A campanha é justamente para expor e debater idéias. É uma antítese do que deve ser uma campanha, uma maneira muito esquisita de fazer campanha

Em seu ¿ex-blog¿, Cesar Maia aos poucos substituiu as críticas à campanha por elogios. O prefeito deverá acertar a agenda de Alckmin na próxima sexta-feira, no Rio. O tucano deve ter encontros separados com o candidato do PSDB ao governo do estado, Eduardo Paes, e com a candidata do PPS, Denise Frossard, apoiada por Cesar.

Outro que confirmou presença no comitê foi o deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), que com o presidente do partido, Michel Temer, articula a montagem de comitês em favor de Alckmin nos 27 estados, além de um ato nacional com a presença de líderes históricos do PMDB, que poderá ser em Recife.

Também foi confirmado almoço, no dia 25, com a candidata do PFL ao governo do Maranhão, senadora Roseana Sarney.

* Especial para O Globo