Título: GABEIRA: ENVOLVIDOS PODEM SER CEM
Autor: Mirella D'Elia
Fonte: O Globo, 18/07/2006, O País, p. 13

Biscaia deve revelar hoje nomes de 57 parlamentares que serão investigados

BRASÍLIA. A lista de parlamentares envolvidos no escândalo dos sanguessugas pode chegar a cem nomes. A informação foi dada ontem pelo deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), integrante da CPI que investiga o caso. Segundo Gabeira, o empresário Luiz Antonio Vedoin, apontado como um dos chefes da organização que vendia ambulâncias e outros equipamentos superfaturados, deu informações à Justiça Federal de Mato Grosso sobre a participação de 90 integrantes do Congresso e dez outros parlamentares que terminaram seu mandato em 2002.

¿ Trabalhamos muito tranqüilamente com cem nomes. Não podemos afirmar que todos são culpados, mas já tínhamos denúncias concretas contra cerca de 60 e o depoimento de Vedoin acrescenta outros 40 nomes ¿ disse Gabeira, que incluiu entre os novos suspeitos o ex-senador Carlos Bezerra (PMDB).

Depoimento de Vedoin tem 150 páginas

O deputado Gabeira passou a tarde de ontem debruçado sobre as 150 páginas do depoimento de Vedoin, que durou dez dias. A CPI também recebeu da Justiça quatro volumes de anotações e documentos, como extratos de transferências bancárias para contas de deputados, entregues pelo empresário à Justiça. A papelada servirá de base para o relatório final da comissão, previsto para ser concluído no início de agosto.

¿ As denúncias se concentram no baixo clero, mas há revelações de corrupção em prefeituras surpreendentes. Existe grande participação de parlamentares do Rio de Janeiro, Mato Grosso (onde fica as empresas usadas no esquema) e da bancada evangélica ¿ disse Gabeira.

O presidente da CPI, deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), pretende divulgar hoje a lista dos 57 parlamentares contra quem a Procuradoria-Geral da República já pediu abertura de investigações. Biscaia se reunirá hoje, às 15h, com o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, responsável por decretar segredo de Justiça nos 15 inquéritos abertos até agora. Biscaia vai consultá-lo sobre a divulgação dos nomes, mas pretende fazê-lo mesmo se ouvir uma resposta negativa.

¿ Quero dizer para a nação brasileira que a CPI esta investigando as seguintes pessoas. Se a CPI está investigando, não há sentido manter os nomes em sigilo ¿ disse Biscaia ao GLOBO, no último domingo.

Os 57 nomes deverão constar de um relatório preliminar que deverá ser divulgado semana que vem por uma sub-relatoria da CPI comandada pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP). O documento reunirá todas as provas contras estes deputados e senadores, além de suas explicações.

Suspeitos começam a ser notificados hoje

Os parlamentares suspeitos começarão a ser notificados hoje e terão cinco dias para apresentar a defesa.

Biscaia é o único integrante da CPI a saber oficialmente os nomes dos suspeitos. Semana passada, ele recebeu da Procuradoria um envelope lacrado com a lista dos pedidos de investigação.