Título: DÓLAR RECUA 0,36% E RISCO CAI 3,14%
Autor: Patricia Eloy
Fonte: O Globo, 18/07/2006, Economia, p. 22

Moeda americana fechou cotada a R$2,205. Bolsa desvalorizou 1,37%

Após uma semana de fortes oscilações, o mercado financeiro brasileiro teve ontem um dia de recuperação, marcado pela queda do dólar e do risco-Brasil e pela expectativa em relação à reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que definirá o rumo dos juros amanhã. A moeda americana, que chegou a subir durante o dia, recuou 0,36%, encerrando os negócios na cotação mínima: R$2,205, apesar de um novo leilão do Banco Central.

O risco-país caiu 3,14%, para 247 pontos centesimais no fim do dia. Já o Global 40 avançou 0,44%, cotado a 125,8% do valor de face. Pela manhã, um novo recorde nas cotações do petróleo azedou os ânimos dos investidores. No entanto, a queda nas cotações e rumores de que Israel poderia colocar um ponto final na ofensiva contra o Líbano, abriram espaço para a recuperação dos preços.

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), caiu 1,37%, puxada pelas ações da Petrobras, que tiveram a maior queda do dia: 4,64%.

Os investidores continuam cautelosos, especialmente nesta semana, quando serão divulgados indicadores importantes da economia americana e brasileira, como dados de inflação, ata da última reunião do banco central dos EUA, decisão do Copom no Brasil.

¿ Após uma semana de fortes oscilações, o mercado vai buscar nestes dados motivos para continuar a trajetória de perdas da semana passada ou para reagir e ir às compras ¿ avalia Ronaldo Guimarães, sócio da Cenário Investimentos.