Título: LIGAÇÃO DDD FICA 2,52% MAIS BARATA
Autor: Patricia Duarte
Fonte: O Globo, 18/07/2006, Economia, p. 25

Redução na tarifa da Telemar, que teve a maior queda média, é de 2,86%

BRASÍLIA. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publica hoje no Diário Oficial as reduções de preços nas ligações telefônicas interurbanas nacionais (DDD) e internacionais (DDI). A queda média nas chamadas domésticas ficou em 2,52%. A Telemar, que atua no Rio e em mais 15 estados, teve a maior queda média entre as operadoras no DDD, de 2,86%. A Brasil Telecom ¿ que opera basicamente nas regiões Sul e Centro-Oeste ¿ terá de arcar com redução de 2,77%, e a Telefônica, atuante em São Paulo, com 2,73%.

Já a Embratel terá de bancar redução média de 1,29% no DDD. A Anatel explicou que a operadora solicitou a incorporação do aumento de 2,94% concedido no ano passado, mas que ela, por iniciativa própria, acabou não aplicando. Ou seja, a redução de agora poderia ter sido maior.

No caso do DDI, a queda média de preço para a Embratel será de 9,97%. É a única que tem concessão (e obrigação) de atuar com esse tipo de ligação. As demais concorrentes com interurbanos internacionais, como Telemar e Telefônica, são autorizadas para esses casos e, assim, praticam preços livres.

Apesar da queda, o consumidor não deve sentir no bolso, informou a Anatel. Por ser um segmento competitivo, as empresas já praticam preços abaixo do teto. De qualquer forma, foi a primeira vez que a agência anuncia queda de preços em DDD e a maior redução no caso de DDI. No ano passado, a redução ficou em 7,89%.

Após sair no Diário Oficial, as empresas têm dois dias para publicar as novas tabelas em jornais. Só depois os descontos valerão.