Título: COM BUSH, `CONVITE A GRANDE PARCERIA¿
Autor:
Fonte: O Globo, 18/07/2006, Economia, p. 27

Lula discute com presidente dos EUA projeto na área de energia alternativa

SÃO PETERSBURGO (Rússia). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve ontem três encontros bilaterais, começando com uma conversa com o presidente dos EUA, George W. Bush, na qual foi chamado por seu colega americano de ¿um dos líderes¿ quando se trata de assuntos comerciais. O presidente brasileiro cumpriu ainda uma agenda de mercador: entregou a Bush um livro, cuja capa estampava uma bandeira brasileira, sobre os biocombustíveis nacionais e apresentou a ele o H-Bio, o novo diesel com componentes vegetais desenvolvido pela Petrobras. Os dois países já discutem uma parceria na área do etanol.

¿ É quase um convite para construirmos uma grande parceria ¿ disse Lula.

¿ Estou interessado em continuar o diálogo sobre energia alternativa. O Brasil tem sido um líder no desenvolvimento de biocombustíveis ¿ disse Bush, antes de posar para fotos com Lula.

Lula começou sua intervenção elogiando a disposição do G-8 de criar um espaço dentro de sua agenda oficial para se reunir com seis países em desenvolvimento convidados para discutir o impasse nas negociações da OMC, recebendo de volta um sorriso de Bush, que disse depois:

¿ Ele (Lula) é um dos líderes quando se trata de discussões comerciais. Muitos o procuram para saber seu julgamento. Estamos comprometidos com o sucesso da Rodada de Doha. Temos muito a discutir.

Os combustíveis nacionais voltaram à pauta no encontro, à tarde, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que agradeceu a participação ativa de Lula nas discussões e destacou que as relações bilaterais entre Brasil e Rússia estão indo bem. Segundo ele, o comércio entre os dois países cresceu 30% em relação ao ano passado. (Cristiane Jungblut, enviada especial)

CONFIDÊNCIAS NADA DIPLOMÁTICAS, na página 30