Título: Onde a Terra nunca deixa de tremer
Autor:
Fonte: O Globo, 18/07/2006, O Mundo, p. 28

JACARTA. As 17 mil ilhas que formam a Indonésia estão num cinturão de intensa atividade vulcânica e sísmica. A região concentra áreas de encontro de diversas placas tectônicas, o que provoca a grande incidência de terremotos e vulcanismo. O local é especialmente favorável à ocorrência de tsunamis porque esse tipo de onda se forma quando há alterações na superfície do fundo do mar. Nem todo terremoto provoca uma tsunami, somente os que alteram a geografia do solo marinho, como explicam especialistas.

A tsunami de dezembro de 2004 foi provocada pelo maior terremoto registrado em 40 anos (9,1 graus na escala Richter) causado quando a placa indo-australiana deslizou sob a placa de Burma, ambas localizadas no Oceano Índico. A alteração causada por essa movimentação tectônica foi muito intensa e alterou profundamente a geografia local ¿ uma fenda de mil quilômetros de comprimento surgiu no fundo do Índico. Na época, especialistas advertiram sobre o risco de mais tremores violentos.

A catástrofe adquiriu proporções tão grandes que partes de ilhas chegaram a desaparecer sob a fúria das águas. A tsunami de 2004 matou mais de 200 mil pessoas, a maioria na província de Aceh, na Indonésia, mas muitas também em Sri Lanka, Índia e Tailândia.

A tsunami de ontem foi provocada pela acomodação da placa de Java, no Pacífico. A movimentação tectônica provocou o terremoto de 7,7 graus na escala Richter, responsável direto pelas ondas que assolaram a Indonésia, mas também por uma série de outros tremores registrados ao longo do dia.

Especialistas da US Geological Survey sustentaram que foram registrados 13 sismos desde o primeiro: o maior de 6,3 graus na escala Richter e o menor de 4,9 graus pela mesma escala.