Título: ALENCAR É OPERADO MAS VAI TER DE ASSUMIR DO HOSPITAL
Autor: Adauri Antunes Barbosa e Luiza Damé
Fonte: O Globo, 19/07/2006, O País, p. 12
Vice passa bem; Lula viajará para a Argentina amanhã
SÃO PAULO e BRASÍLIA. Depois de passar por cirurgia para a retirada de um tumor na região do abdômen ontem, o vice-presidente José Alencar está em recuperação na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e passa bem. Em boletim no começo da tarde, o hospital informou que o ¿pós-operatório imediato transcorre sem intercorrências¿.
Mesmo em recuperação da cirurgia, no hospital, Alencar mais uma vez assumirá interinamente a Presidência da República amanhã e depois, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará na Argentina para participar de reunião de cúpula do Mercosul. A avaliação do Palácio do Planalto é que Alencar não precisa estar em Brasília para responder pela Presidência.
Médico diz que Alencar não sofrerá seqüelas
No fim da cirurgia, Lula falou por telefone com o filho do vice, Josué Gomes da Silva, e com os médicos que fizeram a cirurgia. Segundo o porta-voz da Presidência, André Singer, os médicos informaram que Alencar se recupera bem da cirurgia.
¿ Ele (Alencar) está no exercício de suas funções ¿ afirmou Singer.
Segundo o médico da família de Alencar, Manoel Cataldo, que acompanhou a cirurgia, Alencar não sofrerá nenhuma seqüela que prejudique seu desempenho na campanha eleitoral, na qual concorre à reeleição novamente como vice ao lado de Lula.
A retirada do tumor de aproximadamente quatro centímetros de diâmetro começou por volta das 10h e terminou às 12h15m. Foi feita pelos cirurgiões Raul Cutait, gastroenterologista, e Miguel Srougi, urologista. Os médicos da família, Roberto Kalil, cardiologista, Dalton Chamone e Manoel Cataldo, também acompanharam o procedimento cirúrgico.
¿ Foi tudo bem. Ele tem tudo para ir bem, foi operado nas condições ideais ¿ disse Raul Cutait.
De acordo com o cirurgião Manoel Cataldo, o resultado do exame para saber a característica do tumor, se benigno ou maligno, deve sair dentro de três ou quatro dias. O tumor estava localizado na região posterior do abdômen, junto à musculatura lombar e foi localizado na semana passada depois de uma bateria de exames de rotina no estômago.
¿ É difícil fazermos uma suposição diagnóstica. Nesse caso particularmente precisamos esperar os resultados dos exames ¿ disse Cataldo.