Título: TAMBÉM NO SUL PRESOS ORDENAM CRIMES
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 19/07/2006, O País, p. 13

Detento de Lajeado comandava quadrilha

PORTO ALEGRE. No Rio Grande do Sul, a Polícia Civil anunciou ontem ter desmontado uma quadrilha que atacava a partir de ordens recebidas de presos ¿ prática usada pelo crime organizado em São Paulo. Segundo o delegado Rodrigo Zucco, de Lajeado (130km de Porto Alegre), a polícia evitou nos últimos meses dois seqüestros de grandes empresários locais, duas fugas de presos e diversos assaltos, principalmente a bancos.

¿ Recebemos denúncias de várias pessoas de que as contas telefônicas estavam muito altas, com ligações que não haviam feito. Investigamos e concluímos que telefones rurais que funcionam com tecnologia celular estavam sendo clonados. Cada Rural Cell se transforma em até cem telefones. Monitoramos 19 celulares com centenas de ligações e chegamos a praticamente toda a quadrilha ¿ disse.

Zucco explicou que um grande assaltante de bancos detido no Presídio de Lajeado, no Vale do Taquari, comandava a quadrilha, envolvendo ainda detentos do Presídio de Encantado e mulheres detidas no Presídio Madre Peletier, em Porto Alegre.

No total, foram identificados 20 apenados como responsáveis por ordens de seqüestros, organização de fugas e assaltos a bancos e empresas comerciais, além do contrabando de maconha, cocaína, crack e armas. Os detentos chegavam a organizar conferências telefônicas por celular, disse Zucco.

Como resultado da operação, foram presas 25 pessoas, entre parentes de presos e comparsas, responsáveis pela execução dos crimes. Foram identificadas rotas de contrabando e venda de drogas como maconha, cocaína, crack e armas, vindas do Paraguai para o Vale do Taquari e Grande Porto Alegre.