Título: MEDO E DESINFORMAÇÃO ENTRE OS QUE NÃO SAÍRAM
Autor: Sonia Ines, Letícia Lins, Tatiana Farah e Natanael
Fonte: O Globo, 19/07/2006, O Mundo, p. 31

Muitos estão confinados em casa devido aos bombardeios constantes

Entre os brasileiros que ainda não conseguiram voltar do Líbano o medo e a desinformação são grandes. Muitos reclamam que não conseguem entrar em contato com o consulado-geral em Beirute e sequer sabiam que o governo estava organizando retiradas. Este é o caso do estudante Ali Assad, que está com os pais e dois irmãos na cidade de Blat, no sul do Líbano, que sofre fortes bombardeios israelenses.

¿ Estamos desde quarta-feira com 15 pessoas num cômodo pequeno, sem poder sair, pois os bombardeios são constantes e a cidade está destruída. Não há mais estradas e não sabemos como vamos fazer para sair daqui. Todos estão aflitos e com muito medo. Estou há dias tentando falar com as autoridades brasileiras por telefone, mas não consigo ¿ disse ele, há dez anos morando em Beirute e que foi passar alguns dias de férias em Blat, sem imaginar que a cidade seria alvo, horas depois de chegar, dos foguetes israelenses.

Em Beirute, a irmã de Ali, Samah Sarah Assed, também tenta em vão entrar em contato com os diplomatas brasileiros.

¿ Queremos voltar para Foz do Iguaçu, onde vive nossa família. Estou morrendo de medo e aflita por causa da situação dos meus pais. O governo brasileiro precisa fazer alguma coisa. Não consigo entrar em contato com o consulado-geral por telefone e não posso sair de casa por causa das bombas ¿ disse.

Segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, as comunicações com o consulado-geral em Beirute devem ser feitas pelos telefones (961) 70-934921 e (961) 70-935718.