Título: EUA: SENADO APROVA LEI SOBRE CÉLULA-TRONCO
Autor:
Fonte: O Globo, 19/07/2006, O Mundo, p. 34
Bush promete vetar financiamento público para estudos
WASHINGTON. O Senado americano aprovou ontem legislação que prevê o aumento do financiamento público para estudos com células-tronco embrionárias ¿ uma lei que o presidente George W. Bush já anunciou que pretende vetar por considerar moralmente indefensável.
A lei foi aprovada por 63 votos a 37, quatro a menos do que os 67 necessários para derrubar o eventual veto presidencial de hoje. À exceção de um, todos os democratas votaram a favor da lei. Entre os republicanos, 19 a apoiaram, enquanto 36 foram contra sua aprovação.
A Câmara dos Deputados já havia aprovado a lei, mas não alcançou os dois terços de votos necessários para derrubar o veto da Presidência. O porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, afirmou que o primeiro veto de Bush será ¿muito rápido¿:
¿ Ele está apenas cumprindo uma promessa feita há muito tempo e mantida.
O Senado aprovou ainda, por unanimidade, duas outras leis relacionadas, embora menos controversas, que serão promulgadas pela Casa Branca. Uma delas proíbe o implante de embriões humanos em mulher ou animal para a obtenção de células ou tecidos. A outra tem por objetivo estimular os estudos para obtenção de células-tronco sem a destruição de embriões.
A pesquisa com célula-tronco embrionária está no centro de um debate ético e político já que implica a destruição de embriões. As células têm um grande potencial para tratar várias doenças ainda sem cura.