Título: VOTO CONTRA O PROUNI
Autor:
Fonte: O Globo, 20/07/2006, O País, p. 3

Projeto, segundo ela, prejudicava ensino público

BRASÍLIA. A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) votou contra o projeto que criou o ProUni. Apesar de a votação ter sido simbólica, a senadora foi à tribuna explicar suas razões. O projeto de conversão elaborado pelo senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) à medida provisória que criou o ProUni foi votado no dia 16 de dezembro de 2004. Ao criticar a proposta, a senadora enfatizou que o projeto do governo Lula apenas aprofundava a tendência de privatização do ensino público superior, já implementada, segundo ela, no governo Fernando Henrique Cardoso.

¿ O atual governo, tal qual o outro, viabiliza uma medida provisória para ou viabilizar os interesses da privataria para usar termo bem colocado pelo ministro Tarso Genro ou da pilantropia, porque é evidente que reconhecemos que uma minoria das instituições de ensino superior privadas pode disponibilizar cursos de qualidade. Sabemos que, efetivamente, são máquinas de caça-níqueis, supermercados de diplomas que não zelam pela eficácia ¿ disse a senadora, à época.

Heloísa Helena criticou especificamente o fato de o ProUni significar mais isenções ao setor privado. Para ela, a escola privada deve existir como opção e não ser a única alternativa para as pessoas mais pobres.

¿ Ninguém venha me dizer que isso significa viabilizar bolsas para os mais pobres. Mentira! Viabilizar vagas para os pobres é aumentar o número de vagas nas escolas públicas ¿ disse ela.

No lançamento de sua candidatura, mês passado, a senadora acusou Lula de usar eleitoralmente o Bolsa Família, apesar de defender os programas de distribuição de renda.

¿ Não tenho dúvida que o programa ajuda muito Lula. Sei exatamente o que é o impacto disso numa família pobre. É uma forma perversa de se apropriar da dor, do desemprego e do sofrimento para ganhar voto eleitoral. (Gerson Camarotti)