Título: PSDB E PFL COMEMORAM E PT JÁ ADMITE POSSIBILIDADE DE 2º TURNO
Autor: Adriana Vasconcelos, Gerson Camarotti e Maria Lima
Fonte: O Globo, 20/07/2006, O País, p. 4

Pesquisa provocou comemorações na inauguração de comitê de Alckmin

e Ilimar Franco

BRASÍLIA. A possibilidade de a eleição presidencial ser decidida no segundo turno movimentou os comitês de campanha dos principais candidatos ontem em Brasília. Tucanos e pefelistas comemoravam a pesquisa Datafolha, embora o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, tenha se mantido estável, passando de 29% para 28% das intenções de votos. O trunfo era o crescimento da candidata do PSOL, Heloísa Helena, de 6% para 10%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oscilou de 46% para 44%, dentro da margem de erro, que é de dois pontos, para mais ou para menos.

Petistas e aliados da reeleição do presidente Lula, que já admitiam dificuldade para encerrar a eleição no primeiro turno, avaliaram que a candidata do PSOL tirou votos de Lula, do tucano e de indecisos, mas dizem que, no segundo turno, será mais fácil esses votos irem para o PT do que para o adversário.

Petistas esperam herdar os votos de Heloísa no 2º turno

Na primeira reunião do presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), com os coordenadores estaduais e regionais da campanha, ontem, todos foram orientados a trabalhar com o pé no chão, ciente das dificuldades. O coordenador da reeleição na região Norte, o governador do Acre, Jorge Viana, lembrou que o próprio presidente Lula tem dito, nos últimos dias, que quem ficar falando em vitória no primeiro turno está trabalhando contra. Viana acredita que Lula herdará boa parte dos votos da candidata do PSOL.

¿ Não há dúvida que seremos beneficiários desses votos no segundo turno. O voto dela é de centro-esquerda ¿ disse Viana, que vai se licenciar do cargo, em agosto, para se dedicar à campanha.

Berzoini disse, ao fim da reunião, que Heloísa Helena está se beneficiando da cobertura das emissoras de TV, enquanto Lula está ocupado governando de segunda a sexta-feira. Ele se esqueceu de dizer, porém, que a campanha oficialmente começou há duas semanas e que Lula, como presidente, é que ocupava diariamente espaço na mídia, com dividendos também eleitorais.

¿ São votos oscilantes, que vieram de Lula, de Alckmin e indecisos. No segundo turno nós buscaremos os votos desses eleitores onde eles estiverem ¿ disse Berzoini.

Alckmin diz não temer perda de vaga para Heloísa

As novas pesquisas garantiram a animação da inauguração do comitê central de campanha do candidato tucano. Em seguida, a principal avaliação feita pelo conselho político foi a de que a consolidação da candidatura de Heloísa Helena será fundamental para garantir a realização do segundo turno e ajudar a reduzir a diferença entre Alckmin e o presidente Lula.

O candidato tucano aposta que a senadora do PSOL crescerá mais nas pesquisas. Mas nem por isso teme que ela acabe lhe tomando o posto de candidato anti-Lula.

¿ Não pretendo ser candidato anti-nada, mas sim a favor do Brasil. O que está em discussão na eleição é quem pode fazer mais em benefício do povo brasileiro. Acho que a senadora Heloísa Helena vai crescer mais ainda ¿ disse Alckmin.

Para o prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), a senadora tira votos é de Lula:

¿ A candidatura da senadora Heloísa Helena não é apenas para marcar presença. Ela tira votos de Lula, pois quem vota nela é a base que votava no PT antes dos escândalos de corrupção.

A própria Heloísa Helena reagiu com ironia aos comentários de tucanos e petistas sobre seu crescimento na pesquisa Datafolha. A senadora disse que, enquanto os dois partidos comemoram seu crescimento, ela está trabalhando muito para estar no segundo turno:

¿ O PSDB comemora, o PT comemora, eu agradeço a comemoração, mas estou trabalhando muito para estar no segundo turno, contra o candidato Alckmin ou contra o candidato Lula, não escolho adversário.