Título: ITAMAR VAI TRABALHAR CONTRA LULA
Autor:
Fonte: O Globo, 20/07/2006, O País, p. 8

BRASÍLIA. Magoado com a interferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na convenção estadual do PMDB, que preteriu sua candidatura ao Senado em favor do ex-governador Newton Cardoso, o ex-presidente Itamar Franco quer agora acabar com o favoritismo do petista em Minas. Ele tem dito que poderá transferir para o candidato tucano, Geraldo Alckmin, boa parte dos 70% das intenções de votos que as pesquisas indicavam que ele teria na disputa para o Senado.

Na segunda-feira, o governador mineiro Aécio Neves (PSDB) deverá acertar com Itamar a data do anúncio de seu apoio a Alckmin. A expectativa é que esse reforço à campanha tucana ocorra na semana que vem. Na inauguração ontem do comitê de Alckmin em Brasília, não passou despercebida a presença de Henrique Hargreaves, chefe da Casa Civil no governo Itamar. Ele disse que estava representando o governo de Minas Gerais e não o ex-presidente, mas admitiu a tendência de Itamar de se engajar na campanha de Alckmin.

¿ Tudo dependerá ainda de um encontro entre Itamar e Alckmin, mas a tendência dele é a de apoiar o candidato do PSDB ¿ confirmou.

Assim como fez com Lula em 2002, quando anunciou seu apoio ao petista, Itamar já teria adiantado a aliados mais próximos que pretende percorrer o estado em busca de votos para Aécio e Alckmin. Com esse apoio, a expectativa do candidato tucano é de que consiga reduzir com mais rapidez a grande diferença de votos em relação a Lula em Minas.