Título: SERRA CAI MAS AINDA VENCERIA NO 1º TURNO EM SP
Autor: Cristina Coghi
Fonte: O Globo, 20/07/2006, O País, p. 10

Tucano perdeu quatro pontos percentuais; Mercadante, do PT, não conseguiu sair do lugar

SÃO PAULO. O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, perdeu terreno mas ainda venceria no primeiro turno, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem pela Rede Globo. O tucano aparece com 48% das intenções de votos. Na pesquisa anterior tinha 52%. Se a eleição fosse hoje, porém, o ex-prefeito de São Paulo teria 61% dos votos válidos (descontados votos em branco, nulos e indecisos).

O candidato do PT, Aloizio Mercadante, não oscilou, registrando os mesmos 15% do levantamento realizado em maio. Orestes Quércia, do PMDB, obteve 11% das intenções voto (2 pontos mais que na pesquisa anterior). Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Mercadante e Quércia estão tecnicamente empatados em segundo lugar.

A pesquisa foi realizada entre 17 e 18 de julho com 1.910 eleitores em 56 municípios do estado e está registrada no TRE sob o número 2751/2006.

Dez por cento dizem que votarão nulo ou em branco

O candidato do PDT, Carlos Apolinário registrou 2% e Anaí Caproni, do PCO, 1%. Os candidatos Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Cunha Lima (PSDC), Professor Mario Luiz Guide (PSB), Pedro Viviani (PMN), Roberto Siqueira (PSL), Renato Reichmann (Prona), Cláudio de Mauro (PV), Tarcísio Fóglio (PSC), Fred Correa (PTN), Sarli Jr. (PAN), e Éder Xavier (PTC) não atingiram 1%.

Segundo a pesquisa, 10% dos eleitores disseram que votariam em branco ou anulariam e 11% se declararam indecisos.

O Datafolha também realizou simulações de segundo turno. Serra venceria Aloizio Mercadante por 61% a 26%. Na simulação com Orestes Quércia, o tucano venceria por larga vantagem: 61% a 23%.

(*) Da CBN, especial para O GLOBO