Título: NOVO TERREMOTO SACODE A INDONÉSIA
Autor: Gilberto Scofield Jr.
Fonte: O Globo, 20/07/2006, O Mundo, p. 35

Número de mortos por tsunamis de segunda-feira já passa de 550

PEQUIM. Um novo terremoto considerado forte ¿ de 6,2 graus na escala Richter ¿ sacudiu ontem o Oceano Índico, a sudoeste de Java, disseminando o pânico na região já assustada pelos tremores e tsunamis que atingiram o local na segunda-feira. O terremoto foi sentido em Jacarta, capital da Indonésia, no momento em que o governo anunciava que o número de mortos pelas ondas gigantes já passava de 550.

O terremoto de ontem sacudiu os prédios de Jacarta e fez muita gente da costa de Sumatra e Java correr para o interior e para regiões mais altas com medo de ondas gigantes. Mas o Centro Nacional de Terremotos da Indonésia e o Centro de Alerta contra Tsunamis do Pacífico descartaram a possibilidade de novas ondas gigantes. O epicentro do novo tremor, no Oceano Índico, foi localizado no Estreito de Sunda, próximo a Java.

Na ilha, especialmente na região de Pangandaran, a mais atingida pelas ondas, os trabalhos de resgate de corpos e a busca de desaparecidos (são ainda 275) continuam. Pelo menos 54 mil pessoas que viviam ao longo dos 300 quilômetros da costa de Java afetados pelas águas tiveram que se mudar, provisória ou definitivamente, para regiões mais centrais da ilha.

A imprensa local continua a cobrar do governo o motivo de a população não ter sido avisada sobre as tsunamis. Um editorial do ¿Jakarta Post¿ sustenta que a agência de desastres do governo não fez nada ¿digno de nota¿ para deixar os moradores das regiões costeiras preparados para novas tragédias.

O vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, afirmou que o governo vai construir um sistema de aviso prévio de desastres em Java.