Título: Lula: 'Acho ótimo que adversários cresçam, senão não haverá eleição'
Autor: Eliane Oliveira/Ilimar Franco/Luiza Damé
Fonte: O Globo, 21/07/2006, O País, p. 4

Presidente diz estar preparado para enfrentar segundo turno da disputa

CÓRDOBA (Argentina) e BRASÍLIA. O crescimento da candidata do PSOL à Presidência, senadora Heloísa Helena, nas pesquisas de intenção de voto não preocupa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi o que ele disse ao desembarcar ontem na cidade argentina de Córdoba, onde participa hoje da reunião de presidentes do Mercosul. O petista afirmou que só começará a fazer campanha "para valer" a partir de 1º de agosto e disse estar preparado para enfrentar um segundo turno na eleição.

- Acho ótimo que ela (Heloísa) cresça e espero que os outros candidatos também cresçam, porque senão não haverá eleição. O crescimento dela é importante para a democracia brasileira - disse o presidente.

Lula destacou que é um dos proponentes da idéia do segundo turno nas eleições no Brasil. Sem esse mecanismo, acrescentou, o país poderia estar vivendo o mesmo problema pelo qual passa o México, onde o candidato López Obrador questiona a legitimidade da eleição de Felipe Calderón.

- Foi uma eleição complicada (no México), com uma diferença muito pequena. O segundo turno dá a certeza de que quem for eleito terá uma margem de voto soberana, que vai permitir mais tranqüilidade para governar - enfatizou.

O presidente disse que fará mais uma viagem internacional - prevista para a próxima semana, para a posse do presidente do Peru, Alan García - e que só depois disso começará sua campanha, viajando pelo Brasil. Ele reconheceu que é difícil conciliar o papel de presidente da República com a de candidato, mas afirmou que há obrigações que precisam ser cumpridas.

Ontem, Lula gravou pilotos de programa eleitoral

Lula afirmou que, ao começar a campanha, seus fins de semana estarão totalmente ocupados:

- Quero até pedir paciência para a Marisa, pois não vou parar. Já percebi que os adversários não farão campanha para mim - brincou Lula.

Pela primeira vez desde o início oficial da campanha, Lula trocou ontem as atividades no Planalto, pela manhã, por uma sessão de gravação de pilotos do programa eleitoral, que vai ao ar a partir do dia 15 de agosto. Ele passou a manhã na produtora, no Lago Sul, bairro nobre da capital, fazendo testes de cenário e ambientação.

A gravação foi cercada de mistério. Até as 22h30m de quarta-feira, o presidente não tinha agenda prevista para a manhã de ontem e a assessoria do Palácio do Planalto informava que os compromissos estavam em aberto. Só depois das reuniões com prefeitos e coordenadores estaduais de campanha é que a gravação foi divulgada informalmente pela assessoria.

Os testes foram comandados pelo marqueteiro da campanha, João Santana, da Polis Propaganda e Marketing, contratada pelo PT por R$8 milhões.

(*) Enviada especial